A Volkswagen está vivendo um momento verdadeiramente delicado nos últimos meses. Priorizando a produção do T-Cross, que tem se firmado como SUV mais vendido do Brasil, a marca alemã teve de interromper a produção de Nivus, Polo, Virtus e Saveiro no Brasil. Os quatro são feitos em São Bernardo do Campo, que está com a linha de montagem parada.
Essa paralisação temporária não tem data para ser encerrada, mas hoje (20 de abril) será o último dia com a linha de montagem ativa antes da suspensão. A pausa nas atividades coincide com o feriado prolongado de Tiradentes que começa nesta quinta-feira (21). Cerca de 2 mil funcionários ficarão em casa por tempo indeterminado.
Não é de hoje que as atividades na fábrica de São Bernardo andam lentas. A planta situada na beira da rodovia Anchieta produz carros de alto volume da Volkswagen, mas a crise dos semicondutores fez com que a marca tirasse o pé da fabricação deles.
Vendas em queda vertical
Como resultado, o Nivus desceu no ranking dos SUVs mais vendidos, enquanto a Saveiro só não se tornou a picape menos vendida do Brasil porque ainda conseguiu ficar à frente das RAM 1500 e 2500 e da Ford Maverick. O Virtus perdeu o protagonismo na categoria, onde vendia menos só que o Chevrolet Onix Plus e o Polo desapareceu.
Apenas para efeito de comparação, entre janeiro e março de 2022, o Volkswagen Polo emplacou 1.050 unidades. Já o mesmo período do ano passado, mesmo com pandemia forte e crise dos semicondutores, o hatch compacto teve 8.091 unidades vendidas segundo a Fenabrave.
Nos três primeiros meses de 2021, o Virtus era o terceiro sedã compacto mais vendido do Brasil com 6.669 unidades acumuladas. Considerando o mesmo período nesse ano, foram apenas 1.347 unidades. Já a Saveiro despencou de 7.929 unidades para 1.528 unidades.
Como os SUVs dão mais lucro, dentre os quatro modelos produzidos em São Bernardo, a Volkswagen priorizou o Nivus. O SUV cupê teve 7.015 unidades vendidas no primeiro trimestre de 2022 contra 10.865 do mesmo período em 2021. Com a fábrica parada, os números tendem a ficar mais fracos. Especialmente para Polo e Virtus que em breve serão reestilizados.
>>VW retoma produção de Gol e Voyage antes da aposentadoria final
>>Nivus gigante? Volkswagen Teramont X ganha mudanças
>>Exclusivo: Volkswagen T-Cross 2023 reestilizado terá apenas três versões