Assim como Fiat e Chevrolet mataram diversos carros antigos aqui no Brasil, a Volkswagen levou o Gol para a aposentadoria na Argentina. O motivo é o mesmo: uma nova legislação. Contudo, ao contrário do nosso país em que as novas regras têm relação com a emissão de poluentes, lá na Argentina a questão é de segurança.
A partir de 1º de janeiro de 2022, todos os carros novos vendidos na Argentina precisam ser equipados com controle de estabilidade. Como o Gol não consegue ter esse equipamento na sua lista de itens de série, a Volkswagen preferiu tirar o veterano de circulação.
Por lá o Voyage já não é vendido há um certo tempo. Com isso, o Polo passa a ser o Volkswagen mais barato da Argentina. O encerramento da venda, no entanto, teve uma colher de chá. Serão ainda entregues 1.500 unidades do Gol por lá para aqueles que o adquiriram através do plano poupança.
Assim como no Brasil, o Volkswagen Gol já foi líder de vendas na Argentina. Por lá, ele segurou o posto por 17 anos seguidos. Ou seja, mais da metade de sua carreira de 30 anos. Curiosamente, toda família Gol (Voyage, Parati e Saveiro) foi vendida por lá, mas a perua era chamada de Gol Country.
Futuro do Gol
Aqui no Brasil, o Volkswagen Gol sobreviverá enquanto a lei permitir. Neste ano é possível que ele perca as versões com motor 1.6, incluindo a automática. Ele deve ser reduzido a um modelo de entrada mais básico e com motor 1.0 aspirado somente. Seu substituto provisório será o Polo Track.
Contudo, o Auto+ descobriu o verdadeiro destino do Volkswagen Gol no Brasil. Tudo que você precisa saber será revelado na sexta-feira. Então fique ligado!
>>Que o VW Gol fez história a gente sabe. Mas como foi esse jogo? | Vídeo
>>Volkswagen ID.3: o próximo ícone? | Impressões
>>Volkswagen Nivus e T-Cross ganham ACC de série, Polo e Virtus novo A/C