Desde que perdeu a liderança de mercado em março de 2014, o Volkswagen Gol nunca mais foi o carro mais vendido do Brasil. A coroa que ele segurou bravamente por 27 anos foi perdida para o Fiat Palio, que passou ao Chevrolet Onix e que agora pertence à Fiat Strada. Mas em junho, por pouco ele não a recuperou.
Em uma inesperada virada e ascensão meteórica nas vendas, o Gol estava em quinto lugar em maio depois de um resultado surpreendentemente bom. Mas em junho conseguiu chegar ao segundo lugar. Há anos o Volkswagen não fica em uma posição tão alta. Faltaram 405 unidades para tomar o posto da Fiat Strada, que segue firme e forte em primeiro.
Segundo dados da Jato Dynamics, o mês de junho foi bastante movimento. Com a subida do Gol, o Hyundai HB20 derrapou para a terceira colocação. Contudo, ele teve volume de vendas reduzido em relação ao mês anterior: reflexo da reestilização pesada que está por vir? Seu irmão Creta, por outro lado, se manteve na quinta posição.
Entre os SUVs, a liderança voltou ao Volkswagen T-Cross, enquanto o Chevrolet Tracker assumiu a oitava colocação que pertenceu ao modelo alemão em maio. O Fiat Pulse voltou ao top 10, estacionando na décima posição. Já seu primo Compass cresceu da nona colocação para a quinta.
Tirando o Chevrolet Onix Plus do top 10 de junho, o Fiat Cronos se tornou o sedã mais vendido do Brasil com um apertado sexto lugar. Já o Renault Kwid ficou em nono, deixando o Fiat Mobi cair da lista dos mais vendidos.
Carros mais vendidos de junho
- Fiat Strada – 9.840 unidades
- Volkswagen Gol – 9.435 unidades
- Hyundai HB20 – 7.938 unidades
- Volkswagen T-Cross – 6.309 unidades
- Jeep Compass – 6.104 unidades
- Fiat Cronos – 6.047 unidades
- Hyundai Creta – 5.924 unidades
- Chevrolet Tracker – 5.312 unidades
- Renault Kwid – 5.043 unidades
- Fiat Pulse – 4.839 unidades
>>Conheça o VW Fusca moderno que custa mais que uma Ferrari
>>Gol e Voyage 2023 chegam a R$ 95.410 em versão 1.0 completa
>>Fiat Pulse Drive 1.3 CVT não tem charme (e está tudo bem) | Avaliação