Depois de ter perdido sua liderança histórica na China para a BYD, a Volkswagen já prepara o contra-ataque. Percebendo sua deficiência em carros elétricos no maior mercado do mundo, a VW adquiriu 5% das ações da chinesa Xpeng de olho em expandir sua atuação no segmento eletrificado. Vale lembrar que a Volks também é dona de 50% da JAC.
Nessa nova empreitada, a Volkswagen gastou US$ 700 milhões, equivalente a R$ 3,3 bilhões, para ser dona de 4,99% da Xpeng. A marca chinesa, criada em 2014, teve receita de US$ 3,3 bilhões (R$ 15 bilhões) no ano fiscal de 2021 mesmo tendo apenas cinco carros em sua linha. Ela também é uma das raras marcas chinesas a ter um modelo no Forza Horizon 5.
Com a Xpeng, a Volkswagen pretende fortalecer seus planos de eletrificação e a estratégia de desenvolvimento local chamada de “na China, para a China”. Com isso, o desenvolvimento de produtos elétricos locais será fortalecido em detrimento do uso de modelos internacionais, como ID.3 e ID.4 atualmente vendidos por lá.
Outro ponto será o compartilhamento de tecnologias essenciais para o segmento de elétricos mais caros, como os da BYD e da Tesla. Hoje, a Xpeng conta com sistema de condução praticamente autônoma chamado de XNPG e que é tido como mais eficiente e inteligente que o Full Self Driving da Tesla e no nível do Super Cruise da GM.
O benefício da Xpeng será ter auxílio nas operações europeias, que ainda engatinham. O primeiro resultado dessa parceria entre Xpeng e Volkswagen aparecerá em 2026 na forma de dois carros elétricos de médio porte exclusivos para o mercado chinês. Os modelos serão totalmente conectados à internet e concorrerão diretamente com carros da BYD e Tesla.
E você: acha que a parceria Volkswagen e Xpeng vai dar certo? Ou será esquecida como a com a JAC? Conte nos comentários.
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