É muito comum que montadoras famosas tenham marcas subsidiárias, sejam elas de luxo ou de baixo custo. Essa segunda opção é o caso da Daihatsu, que pertence à Toyota. Ela se envolveu em grandes polêmicas nesse ano, após acusações de fraudes nos testes de segurança e emissões de seus carros. Por esse motivo, o Yaris Cross que virá ao Brasil teve suas vendas suspensas.
Isso acontece pois ao contrário do modelo europeu, o Yaris Cross indiano (que já foi flagrado em testes no Brasil) compartilha plataformas e outros elementos com modelos da Daihatsu, divisão de baixo custo da Toyota. Todos os modelos afetados (cerca de 64 ao total) das duas marcas tiveram suas vendas suspensas.
Os escândalos de segurança
Ao que tudo indica, uma fonte interna descobriu algumas evidências de que os testes de segurança dos modelos da Daihatsu foram manipulados, com mudanças principalmente em peças das portas, o que impacta diretamente nos testes de colisão lateral.
Também veio à tona que a Daihatsu obteve, de forma indevida, a certificação governamental japonesa para carros híbridos no mercado local. O total de modelos que foram manipulados alcança cerca de 88 mil veículos, que foram vendidos principalmente na Ásia.
Segundo informado pela própria Toyota, essa fraude aconteceu nos testes de colisão lateral, onde uma peça das portas foi alterada ilegalmente. Dessa forma, foi reduzido drasticamente e artificialmente o risco de quebra da porta com a colisão. Isso poderia causar ferimento nos ocupantes com o acionamento do airbag lateral.
Esse caso está sendo averiguado e investigado pelo Ministério dos Transportes do governo japonês. O órgão determinou a suspensão da fabricação dos modelos envolvidos no escândalo de segurança e emissões. As marcas já haviam emitido um comunicado.
Nele, Toyota e Daihatsu comentaram: “Gostaríamos de expressar nossas sinceras desculpas pela inconveniência e preocupação que isso causou a todas as partes interessadas, incluindo os clientes”. Elas também se referiram ao caso como “grave violação da confiança do consumidor”.
O Toyota Yaris Cross
O modelo já foi flagrado durantes testes em São Bernardo do Campo (SP), no ABC Paulista, onde ficava uma das fábricas brasileiras da Toyota. A montadora de origem japonesa já havia informado que produziria um modelo compacto híbrido flex no Brasil no final de 2024.
Você esperava um escândalo desses envolvendo a Toyota? Conte nos comentários.
>> SUV da Toyota ganha versão híbrida plug-in com 306 cv
>> Governo incentiva carros a combustão; Toyota, VW e GM são contra
>> Toyota Corolla Cross pede atualização, mas por que vende tanto?