O primeiro semestre do ano de 2024 chegou ao fim e agora as montadoras costumam revelar seus balanços de vendas. A Toyota já analisou suas vendas ao longo desses seis meses e anotou uma queda em relação aos números do mesmo período do ano passado. Mesmo assim, vendeu mais de 5 milhões de unidades e seus modelos eletrificados provaram terem caído no gosto do público.
De acordo com dados levantados pelo portal Auto Indústria, a marca japonesa vendeu em todo o mundo, 5,16 milhões de veículos. Uma queda de 4,7% em relação ao mesmo período de 2023. O valor considera todas as montadoras aliadas a ela, como a Daihatsu e a Hino. Mesmo com esta queda, a fabricante dona do sedã Corolla esteve a frente do Grupo Volkswagen no quesito negociações.
A diminuição nas negociações do grupo japonês deve estar relacionada ao escândalo que a Daihatsu enfrentou no fim do ano passado. Na época, a marca foi acusada de manipular os testes de segurança de diversos modelos. Só dela, suas vendas caíram 49% este ano e chegaram em apenas 210,9 mil unidades.
Eletrificados que atraíram clientes
Já a dobradinha entre Toyota e Lexus teve um recuo de 0,9% e venderam 4,89 milhões de automóveis juntas. Os mercados que mais compraram seus veículos foram a América do Norte e Europa. A Ásia deu uma desacelerada. Mas, é vendo a quantidade de carros eletrificados que mais se destaca nessa história toda. Eles representaram quase 40% do mix total de negociações, com cerca de 2,1 milhões de unidades.
Os híbridos convencionais da Toyota tiveram aumento de 20% em relação ao período de 2023 e anotaram 1,95 milhão de negócios fechados. Os híbridos plug-in, aqueles que utilizam combustível fóssil e precisam de energia elétrica para se locomoverem e precisam também de carregamento externo, cresceram 35% este ano. Eles chegaram em 73 mil unidades, mesmo número dos carros 100% elétricos.
Por fim, os modelos movidos a célula de combustível ainda seguem com vendas tímidas, com apenas 1,1 mil unidades vendidas nesses seis meses de 2024 e anotaram queda de 52% em relação ao período de 2023. Aqui no Brasil, a Toyota oferta carros híbridos convencionais como os Corolla, Corolla Cross, RAV4 e a linha da Lexus. E apenas o RAV4 também em uma versão híbrida plug-in.
O que você acha dos carros eletrificados da marca japonesa? Gosta dela ou prefere uma rival? Conte nos comentários