Depois de mais de 10 anos de fabricação, no final de agosto o Toyota Etios sairá em definitivo da linha de produção no mundo inteiro. Com mais de 680 mil unidades produzidas, o hatch compacto japonês ultimamente era montado no Brasil apenas para exportação rumo aos demais países da América Latina. Por aqui, suas vendas foram encerradas em 2021.
A partir do dia 31 de agosto, a fábrica de Sorocaba, no interior de São Paulo, irá finalizar a produção dos últimos Etios. No seu lugar, a Toyota pretende começar a produzir o seu novo SUV compacto, Yaris Cross. O diferencial da novidade é que ele será equipado com motor híbrido flex.
Como o novo modelo terá comercialização tanto regional quanto nacional, não havia mais espaço suficiente para a produção de ambos carros. Outros dois motivos que levaram ao fim definitivo do Toyota Etios, é que a fábrica precisará de determinados ajustes, com o intuito de comportar uma produção maior do novo carro. Já o outro motivo, é que o hatch compacto não tinha mais altos números de vendas nos seus países de exportação.
200 mil Toyota Etios exportados
De acordo com a montadora japonesa, o Etios durante toda sua fabricação desempenhou um papel importante no portfólio da marca. Pois, ele era totalmente produzido no Brasil e exportado para outros países. Nos seus 11 anos de produção, ele tinha versões hatch, sedã e de carga, esta última não comercializada em terras brasileiras.
O modelo começou a ser levado para outras regiões em 2013 e desde então, mais de 240 mil unidades dele rodam em outras ruas. Quando parou de ser vendido no Brasil, o Etios passou a ter a montagem mais concentrada na versão Aibo, a qual era uma variante usada como carro de carga. Com a finalização das montagens, o veículo deixará de aparecer no portfólio KINTO ainda em agosto.
O que você acha do fim de produção do Toyota Etios? Você gostava do modelo compacto? Conte nos comentários
>>Toyota GR Yaris ganha visual invocado com novo kit
>>SUV jurássico da Toyota de 40 anos ganha tapa no visual e motor de Hilux
>>Mudanças do Toyota Corolla Cross japonês devem chegar ao modelo brasileiro