.single-post figure figcaption{display:block !important;}

Vão fazer festa!

Tesla sofre com queda nas vendas e Volkswagen comemora recorde de busca por carros elétricos

O Grupo Volkswagen registrou alta nas vendas dos carros elétricos do grupo, enquanto a Tesla sofreu uma queda notória

Volkswagen ID.4 [Auto+ / João Brigato]
Volkswagen ID.4 [Auto+ / João Brigato]

As polêmicas e falas recentes de Elon Musk começaram a reverberar. A Tesla sofreu uma dura queda nas vendas no primeiro trimestre de 2025. Por outro lado, o Grupo Volkswagen anotou um crescimento de 59% nas negociações dos seus carros elétricos no mesmo período na Europa.

Surpreendentemente, as vendas de veículos movidos a bateria do conglomerado alemão cresceram quase mundialmente. Mas, em primeiro lugar, vamos falar da Tesla. Elon entrou em diversas polêmicas há pouco tempo, principalmente após Donald Trump ser eleito novamente como presidente dos Estados Unidos.

Com isso, a marca que ele comanda anotou queda de 13% nas negociações se comparado com o mesmo período de 2024. A Tesla vendeu nos três primeiros meses deste ano 336.681 unidades.

Tesla Model Y [divulgação]
Tesla Model Y [divulgação]

Um dos países que fez a média da montadora cair nas vendas foi a Alemanha. As negociações na região caíram 62%, logo após Musk declarar apoio ao partido de direita local. Todavia, o Grupo Volkswagen engatou a primeira marcha e anotou um notório crescimento de 59% nas vendas dos seus carros elétricos. Isso engloba os modelos das marcas do grupo.

Como assim, dona China?

Nos três primeiros meses de 2025, o conglomerado anotou 216.800 unidades vendidas no mundo, um aumento perante as 136.400 unidades entregues no mesmo período de 2024. Além disso, lugares como Europa, Estados Unidos e mais países anotaram um crescimento nas negociações de modelos movidos a bateria do Grupo Volkswagen.

ID.5
Volkswagen ID.5 2024 [Divulgação]

Na Europa, por exemplo, eles anotaram 158.100 vendas neste começo de 2025. No começo de 2024, o índice chegou em 74.400. Todavia, a China foi a única região que registrou queda nas vendas dos carros elétricos do Grupo Volkswagen. Em 2025, eles acumularam apenas 25.900 unidades, sendo que em 2024, o total foi de 41 mil.

A empresa de ascendência alemã registrou aumento também na procura por seus modelos híbridos plug-in e uma pequena queda na busca por veículos a combustão. E quais carros elétricos do Grupo Volkswagen foram os mais vendidos no começo de 2025? Foram os Volkswagen ID.4 e ID.5, que acumularam 43.700 entregas. O hatch compacto ID.3 fechou o pódio com 28.100 vendas.

Porsche Macan elétrico roxo de frente com árvores, grama e pedras ao fundo
Porsche Macan 4 [Auto+ / Rafael Dea]

No ranking do conglomerado ainda haviam os Audi Q4 e-Tron, Skoda Enyaq, Volkswagen ID.7 e até o SUV premium Porsche Macan elétrico. Este último ainda ajudou a marca de esportivos a melhorar seu índice de negociações perante os resultados do ano passado, época em que o Macan movido a bateria não tinha sido lançado.

Você teria um carro elétrico no momento atual? Ou ainda prefere os movidos a combustão? Conte nos comentários