O ano de 2023 fechou com grandes novidades no setor automotivo. Apesar de ter sofrido com problemas ao longo do ano passado, o Tesla Model Y fechou em alta e se tornou o primeiro carro elétrico mais vendido do mundo. Com um recorde de vendas, o modelo superou os números do Toyota RAV4, o qual faz parte do segmento mais badalado do mercado que é o de SUVs.
De acordo com números analisados pela Jato Dynamics, em todo o ano de 2023, o SUV elétrico atingiu a marca de 1,23 milhão de unidades comercializadas em todo o mundo. Desse modo, o Model Y se tornou o primeiro carro elétrico a ocupar o posto de carros mais vendido do mundo. Este notável número ainda representa uma alta de 64% em relação aos números contabilizados em 2022.
Só na Europa, o Tesla Model Y conseguiu superar os números dos hatches compactos Dacia Sandero e Peugeot 208 e também do SUV compacto Volkswagen T-Roc, que é o irmão maior do T-Cross vendido no Brasil. No mercado europeu, o Model Y alcançou 255 mil unidades vendidas, sendo 19 mil carros a mais do que o Sandero que foi o segundo lugar e é mais barato. Na China, o SUV elétrico foi preferido por 456 mil compradores, uma alta de 45% em relação aos números de 2022.
Toyota fecha o pódio
A empresa especializada em números, ainda revelou quais foram os dois modelos que fecharam este pódio tão importante para o setor. Em segundo lugar, o Toyota RAV4 foi escolhido por 1,07 milhão de clientes. Por fim, o sedã médio Corolla finalizou o pódio com 1,01 milhão de unidades vendidas.
Segundo o analista global da Jato Dynamics, Felipe Munoz, existem alguns fatores para que o Tesla Model Y batesse este recorde e alcançasse tal posição. Ele pontuou que a marca comandada por Elon Musk tem uma reputação no segmento de modelos eletrificados e que as reduções de preço nesse SUV, jogaram em favor do aumento de procura e vendas dele no mundo. Atualmente, o público brasileiro pode comprar este SUV apenas com auxílio de uma importadora.
Surpreso com a vitória de um Tesla? Qual dos três colocados você teria na sua garagem? Conte nos comentários
>>5 carros que cumpriram a nova lei de última hora
>>Toyota revela fraude em motores a diesel e suspende vendas
>>VW Virtus Exclusive: compacto com complexo de médio | Avaliação