De malas prontas para o Brasil, as marcas Omoda e Jaecoo, criadas em abril de 2023 pela Chery, já mostram peso no mercado internacional. Enquanto por aqui as marcas são motivo para dores de cabeça intensas dentro da CAOA e brigas com a Chery, lá fora as marcas juntas venderam 134 mil carros sem nem completar um ano de mercado.
Segundo a Omoda e a Jaecoo, as duas montadoras juntas obtiveram esse alto volume somente em mercados fora da China. Afinal, em sua terra natal, os modelos Omoda e Jaecoo são vendidos como Chery. As marcas chegarão juntas em nosso mercado em 2024, como faz a GWM com suas montadoras, mas lá fora operam em separado.
Prova disso é que a Omoda está presente hoje em África do Sul, Austrália, Catar, Indonésia, Kuwait, México e Rússia. Já a Jaecoo está só na Rússia. No ano que vem, a Omoda passará a atuar em 30 países, enquanto a operação da Jaecoo será restrita a 10 nações. O Brasil já é considerado nessa conta e receberá juntas as duas marcas da Chery.
Segundo a Chery, dona das duas montadoras chinesas, só em novembro foram 12.100 carros vendidos pelas duas marcas. Por aqui, as metas são de ficar entre as marcas mais vendidas, garantir volume suficiente para uma produção nacional e, não dito oficialmente, superar as vendas da CAOA Chery.
Para o nosso país, foram prometidos dois modelos da Jaecoo e um da Omoda. Hoje fora do país a Jaecoo só tem os SUVs J7 e J8, enquanto a Omoda conta com o SUV C5 (e sua versão elétrica E5), além do S5, que é um Chery Arrizo 6 com grade frontal diferente.
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