O processo de venda de um veículo seminovo precisa ser feito com cautela e atenção, e uma das primeiras dúvidas que surge é justamente sobre o preço correto a ser aplicado.
Um dos métodos mais conhecidos para descobrir o valor de um veículo é a tabela Fipe Brasil, plataforma pública que mostra o preço médio dos veículos de acordo com o ano e o modelo do carro. É em cima desse valor, por exemplo, que são estipulados o preço do IPVA e do seguro. Mas vale saber que o valor da tabela Fipe não é mandatório para avaliar o preço correto de um veículo na hora da venda.
O que é a Tabela Fipe?
A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas criou a Tabela Fipe em 1973 como um índice para auxiliar a Universidade de São Paulo (USP). Posteriormente, a fundação também começou a prestar serviços para empresas privadas, mas foi só em 1998 que a Tabela Fipe entrou em vigência oficialmente.
A plataforma faz uma média dos preços de carros, motos e caminhões no Brasil, incluindo modelos novos e usados – a atualização desses valores é feita mensalmente. Mas atenção: o preço da tabela Fipe é apenas um referencial para o valor do IPVA e de seguros. E na hora da revenda também deve ser vista como um referencial, já que vários outros fatores precisam ser levados em conta para definir exatamente o valor do carro.
Para consultar os preços da tabela é só acessar o site oficial e preencher a marca, modelo, versão e ano de fabricação do veículo.
Por que as concessionárias não pagam a tabela Fipe?
Um questionamento que muitos proprietários de veículos costumam ter é se mesmo com o carro 0 km, a concessionária pagaria 100% o valor da tabela Fipe. Mas a realidade é que, ainda assim, seria muito difícil pagar o valor integral, já que a loja vai precisar revender o seu carro e obter lucro.
Muitas concessionárias, aliás, vendem os veículos com o valor abaixo da tabela Fipe para atrair mais compradores – e assim, com todas as variáveis e mais o fator lucro, a conta não fecha.
A única exceção são os veículos antigos e especiais, pois o valor desses veículos são muito acima do valor da tabela, já que fazem parte de um mercado automotivo para colecionadores.
Preço de mercado
O valor dos veículos no mercado automotivo não é o mesmo da Tabela Fipe, já que um carro do mesmo modelo e ano pode ter valores divergentes, levando em conta os diversos aspectos que influenciam no preço, como por exemplo a quilometragem, se o veículo já sofreu batidas e danos, modificações, se possui itens adicionados, se é um modelo de carro procurado, ou ainda, se existem muitos veículos daquele modelo disponíveis no mercado.
Para exemplificar melhor, vamos usar um modelo disponível hoje no mercado: HYUNDAI HB20 – 1.0 12V FLEX SENSE MANUAL de 2020, com 90.000 km rodados e sem histórico de colisão, tem o preço entre R$47.157,00 e R $58.088,00.
Entretanto, na tabela Fipe o valor é de R$60.066,00 – ou seja, dificilmente ele será vendido no valor da tabela Fipe.
Então, antes de decidir vender é bom ter conhecimento do valor médio que possivelmente vão pagar no veículo, para fazer as contas e tomar a decisão correta.
Pois é, descobrir o preço real do carro para revenda pode ser complicado. Mas há ferramentas para ajudar nisso, e um bom exemplo é a InstaCarro, que dispõe de uma ferramenta que mostra o valor do carro no mercado de maneira atualizada e levando em consideração todas as variáveis envolvidas nesse processo.
No Guia de Preços da InstaCarro fica mais fácil entender quanto vale realmente o carro, e o acesso é bem simples: no site, basta preencher informações do veículo como marca, modelo, versão, ano de fabricação, quilometragem e se o veículo já sofreu colisão leve ou forte. E para ajudar a ter uma referência mais ampla de valor, além do preço de revenda do seu veículo, o Guia de Preços da InstaCarro também informa o valor da tabela Fipe 2022, tornando o processo mais transparente para fornecer uma ideia real dos valores de IPVA e do seguro do veículo.
Fábrica da Volkswagen ia falir se fizesse rival da Fiat Fiorino
Volkswagen Virtus 2023 ganha versão de corrida com força de GTI