Os SUVs são os queridinhos do mercado, tanto que a cada mês novas opções são lançadas no Brasil. No primeiro semestre deste ano, os utilitários esportivos representaram 46,85% das vendas de carros novos, mostrando o quão dominante são esses veículos.
Entretanto, no mercado de usados, os SUVs ainda não conseguiram o mesmo sucesso. De acordo com um levantamento feito pelos colegas da Mobiauto, os SUVs foram responsáveis por apenas 13% da procura na plataforma de anúncios.
A pesquisa analisou o volume de acessos dos compradores nos anúncios da plataforma, separando-os por segmento. “Esses dados refletem as tendências claras do consumidor brasileiro interessado em carros usados. É um mapa valioso”, destaca Sant Clair de Castro Jr., economista e CEO da Mobiauto.
De acordo com o CEO da Mobiauto, a queda no interesse pelos SUVs seminovos se deve ao aumento nos preços, principalmente quando se analisa o comportamento dos valores nos últimos três anos.
“Os SUVs zero km foram um dos segmentos que mais sofreram reajustes de preço de 2021 até agora. Os seminovos acompanharam esse aumento e o poder de compra das pessoas ficou comprometido, já que a renda não cresceu na mesma proporção”, disse.
SUVs em baixa, picapes em alta
A pesquisa da Mobiauto revela outro aspecto interessante: o crescimento das picapes. Com uma média histórica de 7% em termos de acessos, esse segmento aumentou para 10% neste ano. Uma explicação para isso é que o público dos utilitários esportivos está migrando para o segmento das picapes. E isso pode aumentar nos próximos anos, já que novos modelos, como Chevrolet Montana e Ram Rampage, foram lançados no mercado.
Você compraria um SUV usado ou preferiria um modelo de outro segmento? Deixe nos comentários a sua opinião.
>> Luta entre os CEO’s da Tesla e Meta é cancelado
>> Preço da gasolina volta a subir no Brasil após decisão da Petrobras