Depois de subir o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) em São Paulo, o governador João Dória anunciou redução parcial do imposto para alguns setores. Entre eles estão os carros elétricos que voltarão a pagar a mesma alíquota que o restante do país. Além disso, usados com qualquer tipo de combustível também terão ICMS reduzido.
O anúncio para 2022 revela que os carros elétricos terão imposto reduzido de 18% para 14,5% – ou seja, a mesma alíquota que todos os tipos de automóveis pagam no Brasil, independentemente do combustível usado. A medida, vale lembrar, não vale para carros híbridos como os irmãos Toyota Corolla e Corolla Cross.
Carros usados também terão redução de ICMS, passando dos atuais 3,9% para 1,8%. Essa mudança foi bastante pedida pelo setor que reclamava da alta expressiva nos impostos, o que elevou o preço dos modelos usados exponencialmente. Isso porque os preços já tinham subido junto do crescimento natural dos valores da tabela Fipe puxado pelos modelos 0km.
Dados divulgados pelo governo paulista revelam que haverá uma desoneração de R$ 3 bilhões em impostos para o estado de São Paulo com a redução das tarifas. Além de carros elétricos e usados, haverá redução de IMCS para medicamentos (de 18% para zero), eletroeletrônicos (de 13,3% para 2,65%), sucos naturais (de 13,3% para 3%), aumentos e bebidas (de 3,69% para 3,2%) e produtos de biodiesel (de 13,3% para 3,33%).
>>Cinco estranhas versões alternativas de carros brasileiros na China
>>Cinco vezes que as marcas tiveram preguiça de desenvolver seus carros
>>Renault Zoe evolui tanto que parece outro carro | Impressões