A Volkswagen vai tirar o Voyage de linha na virada do ano, só que isso não impediu o sedã compacto de ser o segundo mais vendido do Brasil em sua categoria. Ele só não é o sedã mais vendido do Brasil por conta do Chevrolet Onix Plus, que vendeu praticamente o dobro.
Só que o que impressiona é que, segundo a Fenabrave, das 4.229 unidades do Volkswagen Voyage vendidas em outubro, 4.220 foram pela modalidade de venda direta. Ou seja, só 9 pessoas entraram na concessionária da Volkswagen e compraram um Voyage para uso particular, o restante foi todo para vendas de empresas.
Claro que algumas das vendas diretas são feitas para MEI ou outras modalidades que permitem uso particular. Contudo, faz quanto tempo você não vê um Voyage na rua que não esteja em uso por um Uber ou por locadora? A grande maioria das unidades do sedã compacto do Gol são destinadas puramente a trabalho.
Já o Renault Logan, que também é praticamente um zumbi no segmento, não teve a mesma sorte que o Voyage. Foi o sétimo sedã mais vendido do Brasil e mês a mês tem vendido cada vez menos. VW Virtus, que aguarda a reestilização e tem produção lenta, já foi um dos mais vendidos da categoria, mas agora amarga posições baixíssimas.
Na categoria, temos o Fiat Cronos como o terceiro mais vendido, seguido pelo Hyundai HB20S. Se fossem considerados todos os sedãs, independentemente do porte, o Toyota Corolla se estabeleceria entre Cronos e HB20S. O médio japonês vendeu 3.286 unidades em outubro. Já o Chevrolet Cruze ficaria entre Virtus e Versa, com apenas 413 unidades vendidas.
A disputa entre Toyota Yaris Sedã e Honda City é bem particular, tendo uma diferença de pouco mais de 300 unidades entre eles. O Nissan Versa também deveria se fazer presente nessa briga, mas unidades da linha 2023 ainda não chegaram e o estoque está baixo, o que justifica as pífias 77 unidades vendidas em outubro.
Sedãs compactos mais vendidos do Brasil em outubro
1. Chevrolet Onix Plus – 7.354 unidades
2. Volkswagen Voyage – 4.229 unidades
3. Fiat Cronos – 3.716 unidades
4. Hyundai HB20S – 2.155 unidades
5. Toyota Yaris Sedã – 1.456 unidades
6. Honda City – 1.137 unidades
7. Renault Logan – 689 unidades
8. Volkswagen Virtus – 382 unidades
9. Nissan Versa – 77 unidades
>>Fiat Cronos Drive 1.0 é mais que um bom carro de Uber | Avaliação
>>Hyundai HB20S 2023: como ele fica contra os rivais?
>>Volkswagen Virtus 2023 ganha versão de corrida com força de GTI