Recentemente, foi aventado na mídia que a Stellantis e a Renault iriam se unir para tentar frear a invasão das novas marcas chinesas. A ideia era que o grupo automotivo liderado por Fiat e Peugeot e a fabricante do Kardian unissem suas forças e qualidades e assim ficassem com bastante influência no mundo automotivo. Mas, o chefe da Stellantis cortou o barato e negou toda a história.
John Elkann é neto do líder da Fiat e presidente da Stellantis, e anunciou ao público sua decisão. Para o empresário, toda essa história não passa de um boato e que não há nenhum plano atualmente que considere uma fusão entre o conglomerado automotivo com outra fabricante. Em um relatório enviado para a equipe do portal Reuters, John ainda pontuou que o grupo segue comprometido com seus planos anteriores neste momento.
A história da fusão entre a Stellantis e a Renault começou a circular nos jornais italianos no último fim de semana. Em um dos relatos divulgados pela imprensa italiana, o jornal II Messaggero contou que o governo francês, que é um dos grandes acionistas da montadora francesa, estaria analisando uma maneira de uni-la com o conglomerado. Vale lembrar que antes de casar com a PSA, o então grupo PSA tentou se juntar com a Renault.
Vida que segue
Como o próprio chefe do conjunto automotivo explicou que essa história é um boato, ambos executivos seguem normalmente suas vidas e continuam tocando seus projetos. Por mais que a Renault tenha passado por um momento mais delicado, após abandonar o mercado russo, a marca continua firme e forte com sua aliança com a Nissan e em menos proporções com a Mitsubishi.
Para o mercado brasileiro, tanto a Stellantis quanto a Renault possuem grandes projetos para 2024. A Citroën está ocupada com o lançamento do C3 Aircross de sete lugares, a Fiat segue finalizando a caminhonete média Titano, a Peugeot está cuidando dos últimos detalhes da nova geração do 2008 e por aí vai. Por sua vez, a Renault está com a corda toda e preocupada em aperfeiçoar seu mais novo SUV compacto, o Kardian. Aliás, é bom ressaltar que seu novo carro é rival do Fiat Pulse.
Já imaginou a Renault e a Stellantis juntas? Seu carro é de alguma dessas empresas? Conte nos comentários
>>Royal Enfield apresenta conceito da Classic 350 flex
>>Mitsubishi Pajero renascerá em 2027 para incomodar Land Cruiser
>>GWM vai lançar uma nova marca para brigar com Mercedes-Benz