Enquanto na América Latina e boa parte da Ásia o mais comum é ver a Toyota Hilux como líder absoluta do segmento de caminhonetes, lá na Europa o jogo é outro. A rainha do segmento é a Ford Ranger com uma vantagem bastante expressiva frente à picape japonesa. Isso até justifica o porquê de a VW Amarok agora ser baseada na Ranger.
Segundo levantamento do Car Industry Analysis, em 2021 o segmento das caminhonetes foi dominado pela Ford Ranger com 55.191 unidades emplacadas em todo continente europeu. É um resultado bem mais forte que o da Toyota Hilux que teve 37.539 unidades comercializadas no mesmo período. Só que dali para baixo, as demais concorrentes são mais fracas.
A terceira colocada é a Nissan Frontier, vendida em alguns países como Navara ou como NP300. Ela teve 17.687 unidades vendidas em 2021, representando praticamente 20 mil caminhonetes a menos que a Toyota comercializou.
Ela é seguida pela Mitsubishi L200 Triton com 14.283 unidades. Curiosamente a próxima geração da Triton e da Frontier será desenvolvida conjuntamente. Desconhecida pelos brasileiros, a Isuzu D-MAX era, até a geração passada, a versão japonesa da Chevrolet S10. Agora ela divide componentes com uma picape da Mazda.
Pelotão de baixo
O resultado da Isuzu é o último acima de 10 mil unidades vendidas em 2021, pois dali em diante, é ladeira abaixo. A RAM 1500 surpreende com 5.100 emplacamentos. Ela é uma picape já gigante para o Brasil e ainda mais desproporcional para as ruas da Europa, mas obteve resultado mais expressivo do que da Volkswagen Amarok, que está em oitavo lugar.
A futura irmã da líder Ford Ranger conseguiu vender em 2021 menos até que a Jeep Gladiator, que é uma picape de nicho derivada do Wrangler. As últimas posições são preenchidas por dois outras ilustres desconhecidas pelos brasileiros: SsangYong Musso, que tem carroceria monobloco como a Fiat Toro, e a Great Wall Steed 6, que não será vendida por aqui.
Picapes mais vendidas da Europa em 2021
- Ford Ranger – 55.191 unidades
- Toyota Hilux – 37.539 unidades
- Nissan Frontier – 17.687 unidades
- Mitsubishi L200 Triton – 14.283 unidades
- Isuzu D-MAX – 11.418 unidades
- RAM 1500 – 5.100 unidades
- Jeep Gladiator – 1.826 unidades
- Volkswagen Amarok – 1.533 unidades
- SsangYong Musso – 945 unidades
- Great Wall Steed 6 – 462 unidades
>>Ford baixa preço de Transit, Maverick e Ranger, mas esquece dos SUVs
>>Maverick só falha onde a culpa não é da Ford | Avaliação
>> RAM 1500 Rebel: como é rodar 1.000 km com a picape gigante | Avaliação