Existem só três carros que são verdadeiras unanimidades nas categorias às quais participam: Toyota Corolla, BYD Dolphin e Porsche 911. O trio vende mais que todos os concorrentes diretos e praticamente representam a categoria. Mas é impressionante ver os números do clássico alemão.
Com 126 unidades vendidas em setembro, segundo a Fenabrave, o Porsche 911 já tem 698 unidades vendidas em 2023 no Brasil. O segundo colocado no acumulado do ano, Ford Mustang, tem apenas 299 unidades comercializadas. A diferença do 911 para o segundo colocado é menor do que Corolla e Dolphin fazem, mas ainda impressionante.
Só que o que mais chamou atenção em setembro foi a dominação massiva da Porsche no ranking. Além do líder 911, a marca colocou os irmãos 718 Boxster e 718 Cayman em segundo e terceiro lugar, com diferença de apenas 4 unidades para cada um. Isso que em agosto o Cayman emplacou 17 unidades contra 30 do Boxster.
O Ford Mustang separa a família, já que o elétrico Taycan vem logo em seguida com 15 unidades comercializadas. O interessante é notar que dois modelos, que estão entre os mais vendidos, não são comercializados oficialmente no Brasil. O Chevrolet Corvette com 9 unidades emplacadas ficou à frente do Jaguar F-Type, que é um modelo oficial.
Já o Dodge Challenger emplacou 6 unidades, suficiente para deixá-lo à frente do Chevrolet Camaro, que também é comercializado oficialmente no Brasil. Interessante notar que o Corvette, muito mais caro e nunca vendido nas concessionárias da Chevrolet pelo Brasil, também vende mais que o Camaro.
Esportivos mais vendidos do Brasil em setembro
1. Porsche 911 – 126 unidades
2. Porsche 718 Boxster – 45 unidades
3. Porsche 718 Cayman – 41 unidades
4. Ford Mustang – 29 unidades
5. Porsche Taycan – 15 unidades
6. Chevrolet Corvette – 9 unidades
7. Jaguar F-Type – 8 unidades
8. Dodge Challenger – 6 unidades
Acha que o Porsche 911 manterá a liderança até o final do ano? Qual seu esportivo preferido? Conte nos comentários.
>>Camila Pitanga grava novela em Porsche cupê de R$ 500 mil