Apesar de algumas pessoas não se preocuparem muito com esse fator, ninguém quer perder tanto dinheiro na hora de vender o seu carro. Pesquisas apontaram que no caso das picapes médias equipadas com motores a diesel, em 2023 a desvalorização foi praticamente o dobro da depreciação vista nos carros de passeio.
Quem realizou os estudos foi a Mobiauto, analisando preços de 6 picapes médias em uma comparação entre novembro de 2022 e novembro de 2023. A pesquisa foi feita com base nas versões que tinham uma base estatística confiável e bom volume de classificados em ambas as datas.
De acordo com a Mobiauto, um total de 44 versões foram apuradas das 6 picapes médias analisadas. Entre elas, anos/modelos de 2021, 2022 e 2023. A média de depreciação das picapes médias em geral é de 15,3%. Outros segmentos estudados apontam uma desvalorização de 7,5%, praticamente a metade.
6 – Nissan Frontier: -13,78%
Começando pelo último lugar da lista, ou seja, a picape média que menos desvalorizou entre 2022 e 2023, temos uma surpresa. Por conta da boa fama, podemos apostar que a maioria das pessoas acreditavam que o primeiro lugar seria da Toyota Hilux. Na verdade, é da Nissan Frontier.
Ela atingiu uma queda de 13,78% em seu preço após 1 ano de mercado. Vale lembrar que nesse caso é considerado o geral das versões, mas há também um ranking detalhado para cada uma delas. Sua versão de maior desvalorização foi a LE 2.3 biturbo diesel 4×4 automática 2022. Ela caiu de R$ 256.126 para R$ 203.908 (-20,39%).
5 – Mitsubishi L200 Triton: -13,82%
Com uma pequena diferença em relação à colocada anterior, a Mitsubishi L200 Triton teve 13,82% de desvalorização nesse mesmo período. No seu caso, a configuração com maior depreciação foi a Sport HPE-S 2.4 turbo diesel 4×4 automática de ano/modelo 2022.
A diferença no valor foi de expressivos R$ 52.705, ou seja, caiu de R$ 286.001 para R$ 233.926. Isso representa uma desvalorização relevante de 18,21% quando falamos especificamente dessa versão Sport HPE-S 2022. Mas ainda assim, em geral a L200 Triton ficou em quinto lugar no ranking.
4 – Toyota Hilux: -13,92%
Agora sim encontramos a tão aclamada Toyota Hilux, que é querida pelos brasileiros em razão da sua alta durabilidade e confiabilidade. A divergência quando comparada com a picape da Mitsubishi também é pequena. De novembro do ano passado até novembro desse ano, seu preço caiu 13,92%.
Segundo os dados da Mobiauto, a pior versão da Hilux nesse quesito foi a SRV 2.8 turbo diesel 4×4 automática de ano 2022. Com uma queda percentual de 16,88%, seu valor foi alterado de R$ 296.231 para R$ 246.240. Na tradução, são R$ 49.991 a menos.
3 – Chevrolet S10: -14,58%
Com medalha de bronze, a terceira picape que mais desvalorizou nessa pesquisa foi a Chevrolet S10. Seu preço caiu 14,58%, um pouco acima do percentual divulgado para as picapes médias anteriores. Apesar disso, a sua versão Chassi Cabine 2.8 turbo diesel 4×4 manual 2021 teve a menor desvalorização de todo o segmento.
Por outro lado, ela também é dona da versão que mais desvalorizou durante 1 ano, ficando na última posição de todo o ranking. Estamos falando da LS cabine simples 2.8 turbo diesel 4×4 manual 2022. Com queda absurda de 28,64%, o preço caiu de R$ 220.172 para R$ 157.113 (-R$ 63.059).
2 – Ford Ranger: -17,44%
A segunda pior entre as picapes médias foi a Ford Ranger, desvalorizando 17,44%. É um aumento considerável em relação aos 14,58% da camionete que ocupa a posição anterior nessa lista. Entre todas as configurações avaliadas, a de maior depreciação é a Storm 3.2 turbo diesel 4×4 automática 2021.
Com uma diferença de altos 21,14%, a Ranger perdeu R$ 47.038 entre novembro do ano passado e novembro deste ano. Na prática, o valor da Storm caiu de R$ 222.536 para R$ 175.498 durante o período. Realmente não é uma diferença pequena.
1 – Volkswagen Amarok: -20,52%
E entre todas as 6 picapes médias vendidas no mercado brasileiro, o troféu de maior depreciação após 1 ano de uso vai para a Volkswagen Amarok. São absurdos 20,52% a menos no preço, em um período relativamente curto. A pior de suas versões foi a Highline 2021.
Equipada com motorização 2.0 biturbo diesel, tração integral 4Motion e câmbio automático, ela sofreu uma desvalorização de assustadores 23,07%. O preço, que era de R$ 266.767, hoje é definido nos R$ 205.222, segundo a Mobiauto. A diferença é de R$ 61.545.
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