![Toyota Corolla Touring Sports [divulgação] Toyota Corolla Touring Sports [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2020/10/toyota_corolla_touring_sports_hybrid_82_edited-990x556.jpg)
Enquanto aqui no Brasil a versão perua de um modelo nunca passou de 20% do total do volume de vendas, lá na Europa elas são maioria consolidada. Além da Volkswagen Passat Variant ser o carro mais vendido da Alemanha, as versões wagon de Toyota Corolla, Renault Logan e diversos outros modelos representam cerca de metade das vendas totais.
Segundo o Car Industry Analysis, do volume de vendas total do Toyota Corolla na Europa em 2020, a perua sucessora da Fielder obteve 46% de participação. Sozinha ela vendeu mais que o sedã e que o hatch, sendo o tipo de carroceria preferida por lá.
No segmento premium, temos Mercedes-Benz Classe C com 48% de suas vendas tomadas pela perua. Ela é mais popular que o cupê e que o sedã – ironicamente é a única variante de carroceria não oferecida no Brasil.
Contudo, a representatividade das peruas pode ser ainda mais avassaladora em alguns casos. O Kia Optima é o maior exemplo disso: 90% das vendas do modelo são na carroceria perua. Já o Volvo S60, recentemente testado pelo Auto+, têm somente 11% da fatia da família 60 da Volvo.
Para alguns modelos, no entanto, as peruas não são relevantes. Uma geração atrasada, a perua Renault Clio Estate tem apenas 4% do volume de vendas do compacto. Já a Golf Variant representou 23%, enquanto a Fiat Tipo SW teve apenas 34% de participação.
>>Avaliação: Por que o Toyota Corolla vende tanto?
>>Avaliação: Volvo S60 T8 R-Design é canivete sueco melhor que os rivais
>>Duster é o melhor Renault feito nos últimos anos: avaliação