Valor de revenda é um item muito importante para diversas pessoas na hora de comprar um carro novo. E para aqueles que querem preservar ao máximo o investimento feito em um carro 0km, modelos como Chevrolet Onix Plus, Toyota Corolla e Volkswagen up! estão entre os carros que menos desvalorizam em um ano.
Campeão de 2020 do Selo Maior Valor de Revenda da Autoinforme, o Onix Plus foi o carro que menos desvalorizou em um ano, segundo o levantamento. A pesquisa abrangeu dados de agosto deste ano comparados com os preços praticados do zero km em agosto de 2019.
Esse ano a competição teve as categorias Hatch Médio, Hatch Premium, Perua e Sedã Grande cortadas. De acordo com Joel Leite, idealizador da certificação, esses segmentos apresentaram apenas um modelo em comercialização ou significaram vendas abaixo de mil unidades no período de 12 meses”.
Além disso, veículos elétricos e híbridos foram separados porque, segundo Joel, “mesmo sem altos volumes, conquistaram representatividade no mercado brasileiro”. Ao todo foram condecorados 15 carros diferentes, sendo o Onix Plus com desvalorização de 7,6% o menor de todos.
Na categoria de hatch de entrada, venceu o Volkswagen up! com depreciação de 8,1% após um ano de uso. Já entre os compactos, o Hyundai HB20 com 9,2% de perda de valor foi campeão, enquanto seu irmão HB20S conquistou o título entre os sedãs de entrada com 12,9% de desvalorização.
Na briga dos sedãs médios, além de ser o mais vendido, o Toyota Corolla também é o que menos desvaloriza, com 8,9% de queda. Ele e a Toyota Hilux (campeã entre as picapes médias com 9% de depreciação) foram os campeões da categoria pela sétima vez seguida.
Única representante da categoria intermediária, a Fiat Toro pontou com 13,7% de depreciação após um ano. Já a Volkswagen Saveiro superou sua rival Strada na lista de carros que menos desvalorizam com 15,1% de perda em um ano.
Entre os SUVs compactos, o Honda HR-V é o que menos desvaloriza, com 9,2% de perda. Já entre os médios, liderança do Jeep Compass com 11,7% de desvalorização. No degrau superior dos SUVs médios, o Volkswagen Tiguan Allspace apresenta a menor queda de valor após um ano de uso com 10,9%. Já o Toyota SW4 ponta entre os grandes com depreciação de 10,1%.
Por fim temos o Honda Fit na categoria de minivans e monovolumes com 9,4% de perda de valor após um ano. Entre os elétricos, o Renault Zoe desvaloriza 9,9%, enquanto o Volvo XC60 perde 9,8% de seu valor.
A pesquisa considerou os 102 modelos zero km mais vendidos, de 20 marcas. Além das marcas/modelos vencedores desta 7ª edição do Selo Maior Valor de Revenda –
Autos, foram analisados modelos das marcas BMW, CAOA Chery, Citroën, Ford, Kia Motors, Land Rover, Lexus, Mitsubishi, Nissan, Peugeot e Suzuki.
Na avaliação de Luiz Cipolli Junior, do Departamento de Pesquisa da Agência Autoinforme, “a depreciação depende de vários fatores: do tamanho do carro, da marca, da rede de revendedores, do cuidado que a marca tem em relação ao pós-vendas, ao segmento, a origem, ao fato de ter grande volume de venda, à sua aceitação no mercado. Daí a importância do selo”.
>>Nissan Versa 2021 estreia para brigar com Onix Plus e Virtus
>>Volkswagen up! sai de linha na Argentina e linha 2021 no Brasil atrasa
>>Próximo Honda HR-V deve brigar com Jeep Compass, não com Renegade