De 2015 a 2020, o Chevrolet Onix reinou absoluto como o carro mais vendido do Brasil. Só que a pandemia de Covid-19 afetou fortemente as vendas do hatch compacto. Com fábrica fechada por meses por falta de semicondutores e o forte lançamento da Fiat Strada contribuíram para a queda do reinado do Onix. Mas será que em 2023 ele vira o jogo?
Em uma surpreendente virada, o Chevrolet Onix se tornou o carro mais vendido do Brasil até o dia 25 de janeiro. Há dez dias ele estava em terceiro lugar, comendo poeira para o Hyundai HB20 e para a Fiat Strada. Segundo dados fornecidos pela Fenabrave e ao que tudo indica, o Onix pode fechar o mês na liderança.
O que surpreendeu foi a queda abrupta do Hyundai HB20. Ele era o líder na quinzena e despencou para o quinto lugar e empurrou seu irmão Creta uma posição para baixo. A ascensão do Onix também foi vista no seu irmão Onix Plus, o qual saltou do sexto para o terceiro lugar. Ele faz dupla com o Tracker, que permaneceu em quarto lugar.
Em relação à primeira quinzena de janeiro, a lista do dia 25 viu a queda de duas picapes para a chegada de dois SUVs. Fiat Toro deixou o top 10, cedendo ao Fiat Pulse exatamente a mesma posição que ela estacionou. Já o sétimo lugar ocupado pela Hilux foi cedido ao Volkswagen T-Cross, que na quinzena estava em oitavo.
A última posição do ranking, antes ocupada pelo Gol, agora é de outro Volkswagen: o Nivus. Já o Jeep Compass em oitavo lugar entrou uma posição abaixo da que a Toyota Hilux ocupou na quinzena. Com seis dias ainda para computar as vendas, o resultado de vendas de janeiro ainda pode virar.
Carros mais vendidos do Brasil até 25 de janeiro
1. Chevrolet Onix – 5.563 unidades
2. Fiat Strada – 5.371 unidades
3. Chevrolet Onix Plus – 4.732 unidades
4. Chevrolet Tracker – 4.318 unidades
5. Hyundai HB20 – 4.317 unidades
6. Hyundai Creta – 3.901 unidades
7. Volkswagen T-Cross – 3.280 unidades
8. Jeep Compass – 2.670 unidades
9. Fiat Pulse – 2.392 unidades
10. Volkswagen Nivus – 2.362 unidades
>>Nivus prova que a Volkswagen tem que deixar o Brasil fazer | Avaliação
>>Chevrolet Onix LT 1.0: popular não é mais como antigamente | Avaliação
>>Oroch turbo 2023 é uma sopa de Renault contra Strada e Toro | Avaliação