A expectativa para o lançamento da segunda geração da picape compacta da Fiat foi grande, e essa grandeza se repete agora, com os primeiros números divulgados: em apenas 10 dias a marca já vendeu seis mil unidades do veículo.
As mudanças da picapinha italiana vão muito além do visual, passam também por evoluções em termos de tecnologia, segurança e oferta de equipamentos. E o produto tem uma nova proposta: ser bem mais que um mero veículo de trabalho, conquistando espaço no território “lifestyle”.
Ofensiva da nova geração
Recapitulando os principais pontos da Nova Fiat Strada, vale mencionar que a versão de entrada (Endurance Cabine Plus) chegou com o mesmo preço antes praticado para a Hard Working, da geração anterior, que permanece em produção e à venda por R$ 61.590. Fora isso, as duas versões com cabine simples – agora chamada de Cabine Plus – tiveram aumento da capacidade volumétrica e de carga da caçamba, e carregam uma boa lista de equipamentos.
Outro destaque é a configuração quatro portas para a cabine dupla, que leva cinco ocupantes nas três versões disponíveis (Endurance, Freedom e Volcano). Um importante avanço, já que a solução anterior (formato porta suicida apenas em um lado da carroceria) não era das mais práticas para quem vislumbra um veículo para usar no dia a dia e nos momentos de lazer.
A ideia da Fiat é fazer da Strada um verdadeiro carro com caçamba, então uma coisa é certa: a mudança do produto acompanhou a mudança de mentalidade da marca.
E parece que os preços foram bem aceitos – ou, pelo menos, não assustaram o consumidor. A versão Volcano (topo de linha e mais cara da gama) representou 40% do mix das vendas neste primeiro momento, de acordo com a marca.
Mudança de plataforma
Até agora, a Strada compartilhava plataforma, faróis, cabine e, praticamente, toda a dianteira com o finado Palio de primeira geração – a picape não acompanhou as atualizações do hatch. Porém, a história mudou. Em carreira solo, o modelo atual (feito sobre a base do Mobi, Uno e Fiorino) acabou adotando um verdadeiro mosaico para baratear custos.
Vale lembrar que a estimativa da Fiat é vender 30 mil unidades da Nova Strada ainda em 2020, e aumentar em 20% o volume que tinha até o lançamento da nova geração. Pelo andar da carruagem, parece que não será difícil “chegar lá”.
Preços Nova Fiat Strada 2021
Endurance Cabine Plus 1.4 Fire MT5 – R$ 63.590
Endurance Cabine Dupla 1.4 Fire MT5 – R$ 74.990
Freedom Cabine Plus 1.3 Firefly MT5 – R$ 69.490
Freedom Cabine Dupla 1.3 Firefly MT5 – R$ 77.990
Volcano Cabine Dupla 1.3 Firefly MT5 – R$ R$ 79.990
Veja mais:
>> Mitsubishi Eclipse Cross ganha duas séries especiais