
Maior mercado automotivo no mundo, a China tem uma peculiaridade bem interessante entre seus carros mais vendidos. A exceção do Wuling Hongguang Mini EV, que tem nome mais longo que seu comprimento, todos os restantes presentes na lista dos carros mais vendidos do país ou são sedãs médios ou SUVs. Destaque para Nissan Sentra e para Tesla e BYD.
Prestes a desembarcar no Brasil, o Nissan Sentra foi o carro mais vendido da China em fevereiro. Por lá chamado de Sylphy, ele é extremamente popular há várias gerações. Contudo, só atingiu seu ápice, liderando o mercado chinês, na nova geração que tem visual bem mais esportivo e recentemente ganhou opção híbrida.
Logo em seguida, vem o Tesla Model Y com dois títulos: SUV mais vendido da China e carro elétrico mais vendido de fevereiro. Desde que a marca norte-americana iniciou a produção local do Model Y e do Model 3, ambos cresceram verticalmente nas vendas e estão presentes entre os carros mais vendidos do país.
Sedãs e não elétricos
Esquecido no Brasil, o Honda CR-V é o quarto carro mais vendido da China e o único Honda na lista. Já que o Model Y é elétrico, o CR-V foi o SUV a combustão mais vendido do país em fevereiro. Equivalente ao Virtus, o Volkswagen Lavida está em terceiro lugar, mas poderia ter sido ultrapassado pelo Toyota Corolla caso as vendas do Levin fossem somadas.
Carros mais vendidos da China em fevereiro
- Nissan Sylphy (Sentra) – 34.705 unidades
- Tesla Model Y – 32.403 unidades
- Volkswagen Lavida – 32.037 unidades
- Honda CR-V – 25.734 unidades
- BYD Song – 24.534 unidades
- Tesla Model 3 – 24.112 unidades
- Toyota Corolla – 22.984 unidades
- BYD Qin Plus – 22.508 unidades
- Wuling Hongguang Mini EV – 22.110 unidades
- Haval H6 – 19.620 unidades
>>BYD confirma rivais híbridos de Toyota Corolla e RAV4 no Brasil
>>Flagra: novo Nissan Sentra 2023 está no Brasil e não terá motor turbo
>>Tesla pode lançar picape elétrica do tamanho da Toyota Hilux