A Mini Clubman, modelo baseado no famoso Cooper mas com carroceria de perua, está chegando ao fim de sua vida. Por isso, para comemorar sua trajetória, a marca de origem inglesa está ofertando uma edição final limitada.
Chamada de Final Edition (edição final, em português), essa versão especial é marcada por detalhes exclusivos. Por isso, quantidade de unidades que serão disponibilizadas da última Mini Cooper S Clubman é limitada.
Somente 1.969 unidades serão fabricadas nessa configuração. O número foi escolhido para homenagear a história da perua, tendo em vista que foi lançada na forma original justamente no ano de 1969.
As exclusividades
Oferecida nas cores Nanuq White, Enigmatic Black e Melting Silver, todas terão detalhes pintados na cor chamada de Shimmer Copper, que é uma espécie de bronze. Vemos essa coloração no contorno da grade dianteira, nas belas rodas de liga-leve e até mesmo no adesivo horizontal das portas.
Uma faixa decorativa no lado direito do capô (lado do passageiro) também traz a cor comemorativa, assim como nos detalhes do interior, a exemplo da moldura do painel, que recebe as cores brilhantes Sage Green Dark e Shimmer Copper.
Também podemos ver bancos com acabamento em couro marrom e cinza, contrastante com as costuras azuis. A base inferior do volante ganha o logotipo da versão final, enquanto o painel traz uma inscrição 1 Of 1969 no lado do passageiro, indicando o número da unidade limitada.
O conjunto mecânico não traz novidades, variando somente de acordo com as demandas do mercado local em que a perua é comercializada. Existem até mesmo versões a diesel e com tração nas quatro rodas, além do tradicional turbo à gasolina.
Fim da Clubman?
A Mini não se pronunciou oficialmente declarando o real fim da perua inglesa, mas geralmente o Grupo BMW (do qual a Mini pertence) cria versões finais somente quando o carro realmente se despede do mercado, sem ganhar uma nova geração.
Falando em gerações, a primeira foi lançada em 1969 e durou até 1981, já trazendo as características portas traseiras divididas ao centro. A segunda versão da Clubman veio em 2007, sempre com referência ao modelo clássico. Em 2015 ela então chegou à terceira geração, que ao que tudo indica, será a última delas.
>> Mini anuncia dois SUVs e nova geração do Cooper elétrico
>> Mini Cooper conversível quer ser o brinquedo elétrico da marca
>> Mini Cooper ganha edição limitada a 15 unidades no Brasil