As vendas de setembro estão tão emocionantes quanto final de copa do mundo, para aqueles que gostam de carros. A movimentação do top 10 está intensa e promete um resultado inédito se as coisas continuarem do jeito que estão até dia 30. Pela primeira vez na história um desses modelos será o carro mais vendido do Brasil: Hyundai HB20 ou Jeep Compass.
O Hyundai HB20 fechou o primeiro semestre de 2021 como o carro de passeio mais vendido do Brasil. Ele só não pegou o título geral porque a Fiat Strada conseguiu conquistar bem mais unidades que ele. Ainda assim, ele tomou o título que um dia foi do Chevrolet Onix. Aliás, o hatch da GM volta ao top 10 depois de meses ausente.
Já no caso do Jeep Compass, ele é o SUV médio mais vendido do Brasil há muito tempo. Já chegou a liderar o segmento geral, mas nunca passou perto de ser o carro mais vendido do Brasil. Até poucos dias, era dele a coroa, que agora passou ao HB20. Até o dia 27, segundo levantamento da Fenabrave, apenas 21 unidades os separavam.
É interessante notar que a Strada perdeu um pouco de tração em setembro. A reestilização da Fiat Toro parece ter surtido efeito e a picape intermediária subiu para a terceira posição, deixando sua irmã menor para trás. Ao menos ela não será ameaçada pelo Volkswagen T-Cross, que vem logo em seguida com quase 300 unidades a menos.
Outro ponto no mês de setembro é a presença inédita de duas picapes médias no top 10. Nos últimos tempos, Chevrolet S10 e Toyota Hilux tem feito aparições entre os modelos mais vendidos, mas nunca juntas. Setembro foi marcado pela entrada de ambas, que tem preço médio bem acima dos R$ 200 mil, vale lembrar.
Carros mais vendidos do Brasil até 27 de setembro
- Hyundai HB20 – 5.535 unidades
- Jeep Compass – 5.514 unidades
- Fiat Toro – 5.258 unidades
- Fiat Strada – 4.943 unidades
- Volkswagen T-Cross – 4.686 unidades
- Fiat Mobi – 3.943 unidades
- Chevrolet Onix – 3.663 unidades
- Toyota Hilux – 3.596 unidades
- Jeep Renegade – 3.585 unidades
- Chevrolet S10 – 3.476 unidades
>>Hyundai HB20 ganha versão turbo manual e aposenta o 1.6
>>Jeep Compass Longitude turbo é o sonho da classe média | Avaliação