Com a crise dos semicondutores pegando as marcas pelo pescoço, a prioridade vai para modelos de maior rentabilidade e lucro. Prova disso é que, dos dez carros mais vendidos do Brasil na primeira quinzena de junho, metade é composta por SUVs. Se antes só os hatches compactos dominavam o top 10, agora só três modelos representam a categoria.
Volkswagen T-Cross foi novamente o SUV mais vendido do Brasil, mostrando para onde todos os semicondutores da marca alemã estão indo. Enquanto o T-Cross bate recordes de participação e não deixa espaço para os rivais, a fábrica da Anchieta onde são feitos Polo, Nivus, Virtus e Saveiro está fechada por falta de componentes.
O T-Cross é seguido pelo Chevrolet Tracker, mas com diferença de 301 unidades, o que deve dar certa folga ao Volks. Só que o SUV do Onix já vê colado em seu retrovisor o Jeep Compass, o SUV médio mais vendido do Brasil. Logo atrás, Fiat Pulse marcando nova entrada no top 10. O Creta fica em nono lugar no geral, mas a 5 unidades de vender mais que o Chevrolet Onix.
Fora os SUVs, a surpresa ficou para o Volkswagen Gol. Segundo carro mais vendido do Brasil, ele ficou atrás somente da Fiat Strada. Ele atropelou até o Hyundai HB20, que vinha se mantendo sólido na segunda colocação. O ex-líder Chevrolet Onix estacionou em oitavo lugar, enquanto o Fiat Mobi despencou para décimo e por bem pouco não foi enxotado do top 10.
Carros mais vendidos do Brasil – 1ª quinzena de junho
- Fiat Strada – 5.027 unidades
- Volkswagen Gol – 4.449 unidades
- Hyundai HB20 – 4.290 unidades
- Volkswagen T-Cross – 3.343 unidades
- Chevrolet Tracker – 3.044 unidades
- Jeep Compass – 2.949 unidades
- Fiat Pulse – 2.689 unidades
- Chevrolet Onix – 2.524 unidades
- Hyundai Creta – 2.520 unidades
- Fiat Mobi – 2.336 unidades
>>Chevrolet Onix LT 1.0: popular não é mais como antigamente | Avaliação
>>Strada Volcano CVT: picape automática mais barata do Brasil | Avaliação
>>Hyundai HB20S: tudo joga contra ele, até a hora de dirigir | Avaliação