As mãos das Stellantis têm feito maravilhas por Peugeot e Citroën no Brasil. Prova disso é que as chances são gigantes de o Citroën C4 Cactus fechar janeiro entre os dez carros mais vendidos do país. Essa será a primeira vez, desde a geração antiga do C3, que um Citroën fica entre os dez mais. Outra estreia do grupo no ranking é o Fiat Pulse.
Nos primeiros dez dias de janeiro, o Citroën C4 Cactus estava em terceiro lugar vendendo mais que o Chevrolet Onix. Adicionados mais cinco dias à conta, ele caiu para a sexta posição, começando a ver o Hyundai HB20 pelo seu retrovisor. Resta saber se ele terá força para se manter pelo menos entre os dez mais até o fechamento do mês.
A estreia, além do Cactus, é o Fiat Pulse. Com grande potencial para ser um dos carros mais vendidos do país, o SUV compacto está a apenas 3 unidades de passar o Chevrolet Onix Plus. O sedã compacto, vale lembrar, estava longe do ranking dos dez mais vendidos do Brasil há um certo tempo.
Lentamente seu irmão hatch, o Chevrolet Onix, tenta voltar à liderança do mercado brasileiro. Segundo dados da Fenabrave, para isso ele terá que comer muito arroz com feijão, já que tem cerca de mil unidades de diferença para a líder Fiat Strada. As últimas semanas do mês costumam ser mais fortes nas vendas, então resta aguardar.
Entre os SUVs, o Jeep Renegade se mantém como modelo mais vendido, perdendo apenas para a Strada na classificação geral. A lista ainda tem Jeep Compass em quarto lugar, Volkswagen T-Cross em quinto, Citroën C4 Cactus em sexto, Hyundai Creta em oitavo e Fiat Pulse em décimo.
Ou seja, pela primeira vez na história, os SUVs são a categoria dominante com mais da metade da lista. Antes dominantes, os hatches são representados apenas por Chevrolet Onix e Hyundai HB20. Já os sedãs tem o Chevrolet Onix Plus com única inclusão, assim como a Fiat Strada é a única picape.
Carros mais vendidos da primeira quinzena de janeiro
- Fiat Strada – 3.393 unidades
- Jeep Renegade – 2.967 unidades
- Chevrolet Onix – 2.438 unidades
- Jeep Compass – 2.393 unidades
- Volkswagen T-Cross – 2.001 unidades
- Citroën C4 Cactus – 1.966 unidades
- Hyundai HB20 – 1.895 unidades
- Hyundai Creta – 1.853 unidades
- Chevrolet Onix Plus – 1.718 unidades
- Fiat Pulse – 1.715 unidades
>>C4 Cactus vende mais que Onix, Peugeot 208 passa HB20 em janeiro
>>Peugeot 208: um ano depois e 1.300 km ele ainda seduz? | Avaliação
>>Fiat Pulse encarece e não há mais versão turbo por menos de R$ 100 mil