.single-post figure figcaption{display:block !important;}

E se não fosse pelo 2008...

Peugeot amarga um 2024 com queda de 19,6% nas vendas e só o SUV 2008 cresce

Nova geração do Peugeot 2008 impediu que a marca da Stellantis caísse ainda mais nas vendas em 2024, já que o restante da linha escorregou

Peugeot 2008 Active prata de frente em um estacionamento ensolarado
Peugeot 2008 Active [Auto+ / João Brigato]

Enquanto marcas como a Nissan tiveram apenas um modelo com vendas menores em 2024 em relação a 2023, a Peugeot vive o cenário oposto. Todos os carros da marca francesa da Stellantis perderam emplacamentos, exceto a nova geração do SUV compacto 2008.

Como marca, a Peugeot perdeu 19,58% nas vendas, caindo de 34.910 unidades emplacadas em 2023 para 28.076 unidades em 2024. A sensibilidade nas vendas da Peugeot vem do fato de que a marca praticamente conta somente com os compactos 208 e 2008 para compor sua linha, visto que o volume da linha comercial é bom, mas não tão alto.

Como o Peugeot 208 caiu 38,14% nas vendas em um ano, o resultado geral da marca foi bem sentido. Mesmo renovado, o hatch compacto saiu de 28.629 unidades em 2023 para 17.709 unidades em 2024. Um cenário completamente oposto ao vivido pelo SUV 2008, que aumentou suas vendas em absurdos 355,5%.

Peugeot 208 GT 2025 cinza parado de frente com árvores ao fundo
Peugeot 208 GT [Auto+ / Rafael Pocci Dea]

Será que o 2008 vira líder?

É claro que isso se deve ao fato de que a nova geração chegou ao país com muito mais peso que o modelo anterior. O Peugeot 2008 antigo era um carro muito apagado no mercado, com pouco investimento da marca e motor 1.6 mais do que cansado (só o THP era legal). Com a nova geração, ele saltou de 1.728 unidades para 7.871 unidades.

Periga que 2024 seja o ano em que a Peugeot terá vendas maiores do 2008 do que do 208. Até porque o 2008 foi lançado em agosto, tendo poucos meses para ganhar terreno. Para deixar a situação ainda mais clara, o 208 vendeu 753 unidades em novembro e 703 unidades em dezembro de 2024. Já o 2008 conseguiu 1.764 e 2.163 unidades, respectivamente no mesmo período. Ou seja, fica claro que o SUV vai ter mais espaço em 2024.

Linha comercial da Peugeot

Peugeot Partner Rapid [divulgação]
Peugeot Partner Rapid [divulgação]

Já em relação à linha comercial, todos os carros da Peugeot tiveram vendas mais fracas. Começa com a Peugeotrino, quer dizer, Partner Rapid, a irmã gêmea da Fiat Fiorino. Foram 761 unidades emplacadas em 2024, segundo dados da Fenabrave, contra 1.716 unidades em 2023. Isso significa uma redução de 55,65% nas vendas, a maior da família.

Recentemente renovada e agora com novo motor, o Expert caiu 44,08% em um ano. A van de porte médio teve 1.976 unidades emplacadas em 2023, mas fechou 2024 com 1.105 unidades. Vale ressaltar, inclusive, que entre Fiat Scudo, Citroën Jumpy e Peugeot Expert, o modelo do leão vende um terço do italiano e pouco mais que o Citroën.

Peugeot Expert prata de frente em um fundo cinza
Peugeot Expert [divulgação]

Por fim, temos a Boxer com redução de 8,15% nas vendas. Ele fechou 2024 com 169 unidades vendidas contra 184 unidades de 2023. Aqui a situação se repete com seus primos da Stellantis. A Fiat Ducato vende bem mais, enquanto a Citroën Jumper está abaixo. 

Qual seu carro preferido da Peugeot? Conte nos comentários