A crise dos semicondutores afetou o mercado automotivo em cheio e transformou a lista dos mais vendidos. Com Chevrolet Onix fora por muitos meses, ele deve voltar ao páreo em setembro, conforme indicam as parciais da Fenabrave de vendas até 23 de setembro. Mas o destaque absoluto vai para o Jeep Compass.
O Compass está a ponto de se tornar o carro mais vendido do país. E não somente isso: será a primeira vez na história do Brasil que um Jeep e que algum SUV médio atinge tal posto. Surpreende também o fato de que o Fiat Argo, que até então disputava a liderança do mercado, despencou para a 14ª posição.
E não foi somente o Argo, entre os Fiat, que caiu no ranking de vendas. A Strada está na terceira posição, sendo ultrapassada pelo Hyundai HB20 pela primeira vez desde que mudou de geração. Com apenas 17 unidades de diferença, a Toro poderá até roubar o posto de sua irmã menor.
Mobi em sexto lugar começa a ver o Chevrolet Onix em seu retrovisor. O hatch compacto da GM ressurgiu das cinzas após meses com produção parada. A demanda represada pelo modelo começa a ser atendida agora, mas o volume de produção ainda está mais lento que antes. Mas vai melhorar para outubro. Quem sabe a liderança volta?
Outra surpresa na lista dos modelos mais vendidos é que o Volkswagen T-Cross assumiu novamente a coroa entre os SUVs compactos. Isso porque o Jeep Renegade abriu espaço para seu irmão maior e foi para a oitava posição. Já Toyota Hilux e Chevrolet S10 aparecem juntas pela primeira vez no top 10.
Carros mais vendidos de setembro até o dia 23
- Jeep Compass – 4.925 unidades
- Hyundai HB20 – 4.782 unidades
- Fiat Strada – 4.587 unidades
- Fiat Toro – 4.570 unidades
- Volkswagen T-Cross – 4.127 unidades
- Fiat Mobi – 3.575 unidades
- Chevrolet Onix – 3.323 unidades
- Jeep Renegade – 3.157 unidades
- Toyota Hilux – 3.103 unidades
- Chevrolet S10 – 3.056 unidades
>>Jeep Compass Longitude turbo é o sonho da classe média | Avaliação
>>Corolla Cross vs Taos: qual real alternativa ao Compass? | Comparativo
>>Taos Comfortline é forte custo-benefício entre SUVs médios | Avaliação