.single-post figure figcaption{display:block !important;}

O de cima desce e o de baixo sobe

Jeep cai nas vendas em 2024 e só Renegade e Grand Cherokee se dão bem

Queda nas vendas da Jeep foi sutil, mas Compass e Commander amargam redução forte nas vendas, ao contrário de Renegade e Grand Cherokee

jeep renegade sahara branco com teto preto com um muro amarelo ao fundo
Jeep Renegade Sahara [Auto+ / Rafael Déa]

Ainda que tenha se mantido como a marca que mais vende SUVs no Brasil e líder do segmento de sete lugares e de médios, a Jeep não teve um ano de 2024 tão positivo assim. Prova disso é que todos os seus carros tiveram redução nas vendas, tal qual a própria marca. As exceções são Renegade e Grand Cherokee – e há explicação para isso.

Começa pelo fato de que a Jeep reposicionou o Renegade no Brasil. A versão Sem Nome ganhou destaque por ter preço baixo e boa lista de equipamentos, enquanto a versão Sport mudou de nome para Altitude, ganhou itens e novo preço. A chegada da versão Sahara também ajudou o Renegade a ganhar espaço.

Com isso, as vendas do Jeep subiram. Ele saiu de 47.389 unidades comercializadas em 2023 para 53.896 unidades em 2024. Com o aumento de 13,73% na comercialização em um ano, ele voltou a ser o carro mais vendido da Jeep depois de muitos anos. Vale ressaltar que os dados de vendas são fornecidos pela Fenabrave.

Nem todos ficaram felizes

Jeep Compass Blackhawk
Jeep Compass Blackhawk [Auto+ / Rafael Dea]

Contudo, a vitória do Renegade é amarga, pois foi conseguida não somente pelos seus méritos, como também pela queda do seu irmão Compass. O SUV médio, que quase perdeu a liderança da categoria para o Toyota Corolla Cross e chegou a ser ameaçado pelo CAOA Chery Tiggo 7, escorregou 15,74% nas vendas.

Como resultado, o Jeep Compass saiu de 59.106 unidades vendidas em 2023, onde foi o carro mais comercializado pela marca norte-americana, para 50.055 unidades em 2024. Ele levou consigo o irmão Commander, que teve queda de 15,74% nas vendas. O SUV de sete lugares fechou 2024 com 16.745 unidades contra 19.874 unidades no ano anterior.

Linha de importados

Jeep Grand Cherokee 4xe [divulgação]
Jeep Grand Cherokee 4xe [divulgação]

Na linha de importados, tivemos o Grand Cherokee vivendo uma grande virada, mas ainda com volume baixíssimo. Foram 41 unidades em 2023, que subiram 151,22% para fechar 2024 com 103 unidades emplacadas. É um resultado ainda fraco, mas melhor que o ano anterior.

Já os irmãos Wrangler e Gladiador também tiveram queda. A caminhonete vendeu 330 unidades em 2024, apenas 4 a menos que no ano anterior, resultando em queda de 1,2%. Já o Jeep Wrangler teve 158 emplacamentos em 2024 contra 196 unidades vendidas em 2023. O resultado foi uma escorregada de 19,39% – a maior da gama Jeep.

Jeep Wrangler Rubicon [Auto+ / Rafael Pocci Dea]

Qual seu carro preferido da Jeep? Conte nos comentários.