Mostrando que os carros elétricos não estão mais em alta, o Jeep Avenger só decolou nas quando ganhou motorização híbrida. Lançado no final de 2022, o modelo atingiu 40 mil encomendas em setembro de 2023. Só que depois que ganhou motor 1.2 PureTech com sistema semi-híbrido, cresceu para 100 mil unidades atingidas agora em junho.
A ideia original da Stellantis com o Jeep Avenger era que o modelo tivesse somente motorização elétrica, servindo como contraponto ao Renegade. Contudo, o público demandou fortemente pelas versões a combustão, que foram chegando gradativamente a vários países no final de 2023.
A Stellantis deu a ele opção de motor 1.2 PureTech três cilindros turbo com sistema semi-híbrido de 48V. Há tanto opção com câmbio manual, quanto com automático. Recentemente, apresentou a versão 4xe, que usa motor 1.2 na dianteira e elétrico na traseira. Essa variante só será vendida a partir do último trimestre.
Com isso, a marca tem o Avenger com 100 cv na versão 1.2 turbo, 156 cv no elétrico e 136 cv no 4xe. São opções para todos os públicos, o que levou o baby Jeep a vender mais que o Renegade nos últimos tempos. Lá na Europa, o Renegade vende, em média 60 mil unidades por ano, mas tem caído recentemente.
Avenger no Brasil
Aqui no Brasil, o Jeep Avenger será produzido ou em Betim, MG, ou em Porto Real, RJ. HOje a planta carioca está pronta para receber modelos com plataforma CMP, visto que já faz os Citroën C3, C3 Aircross e começará a produzir o Basalt. Já Betim, onde os Fiat são feitos, ainda será atualizada para fazer modelos com essa base.
Em nosso mercado, o Jeep Avenger terá nova dianteira, com para-choque e faróis modificados. Além disso, o interior será mais sofisticado, visto que o nível exigido de acabamento nos Jeep brasileiros é mais alto. O modelo ficará abaixo do Renegade e contará com motor 1.0 três cilindros turbo e câmbio CVT. Versão elétrica também pode ser feita.
Você acha que o Jeep Avenger vai fazer sucesso no Brasil tal qual na Europa? Conte nos comentários.