Queridinho dos brasileiros desde que estreou por aqui, o Hyundai HB20 sempre figurou entre os carros mais vendidos do país. Entretanto, a coroa de fato nunca foi conseguida porque sempre o Chevrolet Onix ficava à frente. Em setembro, contudo, o hatch compacto sul-coreano atropelou até a Fiat Strada e se consagrou campeão.
As parciais do mês de setembro estavam emocionantes: nos últimos dias, o título de carro mais vendido do Brasil era disputado pelo Hyundai HB20 e pelo Jeep Compass. Contudo, um elemento surpresa surgiu nos momentos finais e, por pouco, a Fiat Toro também não foi para as cabeças.
Interessante é notar a virada que o mercado deu. Em agosto a Fiat liderava com Strada, seguida de Mobi e Argo. Em setembro a picape compacta foi ultrapassada pela irmã Toro e pelo primo Jeep Compass. Com isso, ela estacionou na quarta colocação e por pouco não foi atropelada pelo Volkswagen T-Cross, que antes estava em oitavo.
Queda da Fiat?
Já os hatches Argo e Mobi desceram para sexto e sétimo lugar, respectivamente, depois de um mês no pódio. A vantagem é que a Stellantis colocou no lugar deles dois modelos com preços bem acima dos R$ 100 mil. Por falar nisso, a Toyota Hilux voltou ao top 10 divulgado pela Fenabrave, mas agora em nono lugar.
Outra reestreia é o Chevrolet Onix. O ex-líder de mercado finalmente voltou a ocupar uma posição entre os carros mais vendidos. Ainda é somente o décimo, mas com a regularização da produção, ele tende a galgar mais posições.
Carros mais vendidos de setembro
- Hyundai HB20 – 7.174 unidades
- Fiat Toro – 6.852 unidades
- Jeep Compass – 6.823 unidades
- Fiat Strada – 5.772 unidades
- Volkswagen T-Cross – 5.733 unidades
- Fiat Argo – 4.911 unidades
- Fiat Mobi – 4.574 unidades
- Hyundai Creta – 4.550 unidades
- Toyota Hilux – 4.396 unidades
- Chevrolet Onix – 4.311 unidades
>>Hyundai HB20 ganha versão turbo manual e aposenta o 1.6
>>Fiat Toro turbo flex 2022 não é rainha à toa, mas segue bebum | Avaliação