Desde que o ano virou, o Hyundai HB20 deixou de vender tão bem quanto antes. Em compensação, seu irmão Creta decolou e passou a ser o SUV mais vendido do Brasil. Mas o que teria resultado isso? Prioridade no Creta por ser um modelo mais rentável? Crise de semicondutores? Ou um grande lote de SUVs feitos no espaço dedicado ao hatch?
Nossos colegas do Motor1 investigaram a situação e descobriram a nova estratégia da Hyundai para o Brasil. A marca sul-coreana vai mudar suas prioridades. Até então, vendas diretas eram um grande negócio para a marca. Vendendo para locadoras, frotistas e CNPJ trazia a vantagem de um alto volume, mas baixa rentabilidade.
Mais da metade das vendas do Hyundai HB20 no ano passado foram para empresas, mostrando a força da venda direta no modelo. Para 2023, contudo, a Hyundai decidiu focar onde há dinheiro: nas pessoas físicas. Por isso, a fábrica de Piracicaba focará na produção do Creta, que tem menos de 10% das vendas feitas para PJ.
O SUV compacto é mais rentável, dá mais lucro e é o tipo de modelo que sai mais nas concessionárias da Hyundai do que o HB20. Até mesmo o sedã HB20S tem maior representação das vendas em concessionária do que na modalidade direta. Por isso, a linha de produção em Piracicaba terá menos HB20 feitos por dia e mais Creta.
Isso explica o motivo pelo qual o Creta se tornou o carro mais vendido da Hyundai no Brasil em 2023, enquanto o HB20 teve queda de quase 40% nas vendas.
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