Com apenas nove carros no páreo, o segmento de sedãs compactos está fervendo no Brasil. A estreia do novo Honda City e a reestilização do Toyota Yaris movimentaram a categoria. Mas, o aposentado Fiat Grand Siena ainda se dá melhor que os dois nipônicos. O que não muda é a liderança do Chevrolet Onix Plus.
Com 4.489 unidades vendidas, o sedã compacto da GM vendeu praticamente a soma dos dois concorrentes seguintes. O que chama atenção é que o Fiat Grand Siena, mesmo já fora de linha, conseguiu vender 2.637 unidades e ser o segundo mais vendido da categoria. Um contraste com janeiro onde emplacou, segundo a Fenabrave, 666 unidades.
Na nova geração, o Honda City conseguiu se consagrar no segundo lugar. Ele era comumente visto na última posição do ranking ou em postos bem baixos. Contudo, a mudança forte e a aposentadoria do Civic ajudaram o City a ganhar posições e ficar mais forte no ranking. Prova disso é que as vendas mais que dobraram de janeiro para fevereiro.
Situação parecida vive o Toyota Yaris Sedã. As vendas dobraram de janeiro para fevereiro, mas ao contrário do City, ele apenas recebeu um tapa no visual. Não houve mudança de geração, somente uma reestilização bem leve que alterou somente o para-choque dianteiro e os faróis em algumas versões.
Renault Logan e Nissan Versa também vivem bons tempos, com vendas em alta e crescimento no segmento, ainda que estejam no meio do ranking. Quem está apagada, no entanto, é a Volkswagen. Virtus e Voyage já viram dias melhores e até chegaram à vice-liderança da categoria várias vezes. Só que não é o caso de fevereiro, onde estão fracos.
Sedãs compactos mais vendidos de fevereiro de 2022
- Chevrolet Onix Plus – 4.489 unidades
- Fiat Grand Siena – 2.637 unidades
- Honda City – 2.326 unidades
- Renault Logan – 1.363 unidades
- Toyota Yaris Sedan – 1.202 unidades
- Nissan Versa – 1.056 unidades
- Fiat Cronos – 839 unidades
- Volkswagen Virtus – 301 unidades
- Volkswagen Voyage – 187 unidades
>>Honda City realmente substitui o Civic para muita gente | Avaliação
>>Tiggo 2 morreu: carros da CAOA Chery agora só acima de R$ 105 mil
>>Stellantis lançará 17 carros até 2023 entre Jeep, Fiat, Peugeot e mais