A paralização total da produção da Ford no Brasil levou para a aposentadoria os compactos Ka, Ka Sedan e EcoSport. Contudo, isso não impediu o Ford Ka de ainda ser um dos hatches mais vendidos do Brasil – prova disso é que ele vendeu mais que o Volkswagen Polo em janeiro de 2021.
Enquanto o Polo frequentemente figurava em posições intermediárias no ranking dos carros mais vendidos do Brasil, o Ka chegou a disputar com o Hyundai HB20 a vice-liderança. Em 2021, ao menos nesse começo, tudo foi diferente. O Volkswagen é somente o oitavo hatch mais vendido do Brasil, logo abaixo do Ford.
As quatro primeiras posições do ranking divulgado pela Fenabrave contam com Chevrolet Onix, Hyundai HB20, Volkswagen Gol e Fiat Argo – modelos os quais estão presentes no ranking geral sem separação por segmento. Isso mostra que os hatches ainda são fortes no Brasil.
Entre os subcompactos temos Fiat Mobi em quinto lugar, à frente do Renault Kwid, em sexto. Gol e Uno tem posicionamento de preço próximo à dupla pequenina, mas são modelos maiores. Além disso, são os mais velhos do ranking. Ainda assim, o Uno surpreende pela nona posição, por ser um modelo que anda esquecido pela Fiat.
O ranking fecha com Toyota Yaris em décima posição, à frente de modelos consagrados como Renault Sandero e Volkswagen Fox.
Hatches mais vendidos em janeiro de 2021
- Chevrolet Onix – 10.567 unidades
- Hyundai HB20 – 7.936 unidades
- Volkswagen Gol – 6.277 unidades
- Fiat Argo – 5.021 unidades
- Fiat Mobi – 4.784 unidades
- Renault Kwid – 3.896 unidades
- Ford Ka – 3.433 unidades
- Volkswagen Polo – 2.460 unidades
- Fiat Uno – 2.059 unidades
- Toyota Yaris – 1.838 unidades
>>Chevrolet Onix RS mira esportividade, acerta no conforto – Avaliação
>>Peugeot 208 Active Pack tem o essencial, mas falta charme – Avaliação
>>Hyundai HB20 Sense é bom, barato, só não é bonito – Avaliação