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Vale à pena?

Guia de usados: Honda HR-V é bom e bonito, só não é barato

Honda HR-V foi o quarto SUV mais vendido no mercado de usados em 2024. Mas a pergunta que vamos te responder é: ele vale o que cobra?

Imagem mostra Honda HR-V 2019 - Um dos melhores usados do Brasil
Honda HR-V 2019 (divulgação)

A segunda geração (2015 – 2021) do Honda HR-V desembarcou no Brasil em 2015, foi um sucesso na época e é um carro muito bem quisto no mercado de usados até os dias atuais. O HR-V voltou em um momento muito favorável, em que os SUVs estavam começando a embalar por aqui e ainda se tinha poucos concorrentes. Além disso, era uma novidade da marca Honda, desejada pela sua confiabilidade, qualidade e segurança.  

O Honda HR-V é quarto SUV mais vendido no mercado de usados. Não à toa, afinal, é um carro bonito, com um bom desempenho até mesmo nas versões de entrada e muito empolgante na versão Touring a partir de 2020. O consumo não é seu ponto forte, mas também não é um carro beberrão se consideramos seu porte e motorização. Também é um carro bem equipado desde 2016 em suas versões mais acessíveis.  

Não só isso, é um carro que se destaca por oferecer um bom espaço para os passageiros e para as bagagens. São 437 litros de porta-malas, exceto na versão Touring 2020 e 2021, aí o espaço já diminui para 393 litros. Ainda assim é bom. Outro ponto forte é o acabamento interno, com peças bem encaixadas e harmonioso. 

Imagem mostra HR-V Touring
Honda HR-V Touring 2020 [divulgação]

Reputação e desvalorização 

Além disso, tem uma reputação respeitável. Esse é um dos motivos para ele ter um índice de desvalorização tão baixo. Pelo contrário, algumas versões continuam valorizando mesmo com o passar dos anos. Quem tem medo de perder dinheiro na hora da revenda, certamente fica mais tranquilo ao comprar um Honda.  

Claro que vale ressaltar que no quesito manutenção, você terá que colocar a mão mais fundo no bolso. Primeiro por ser um SUV, que é um carro com peças mais caras. Segundo porque apesar de ser um carro que se tornou popular suas pelas ainda são mais caras que marcas como Chevrolet, Volkswagen ou Fiat. Mas também é um veículo que você não precisará cultivar uma amizade tão íntima com o dono da oficina mecânica.  

Imagem mostra Honda HR-V de frente - Guia de carros usados
Honda HR-V 2019 [divulgação]

No entanto, lembre-se bem, não interessa se seu carro é um Honda, um Toyota ou um tanque de guerra, se você não respeitar o período de revisões, uma hora vai quebrar. Fica sem trocar os óleos e lubrificantes para você ver. Porém, se você cuidar direitinho, ele retribuirá o carinho. 

Antes do veredicto, vale dizer que não existe carro perfeito. Há modelos mais potentes que o HR-V, assim como também há carros mais econômicos, mais equipados, mais baratos e até com uma reputação tão boa quanto.  

Imagem mostra lateral do Honda HR-V usado
Honda HR-V Touring [divulgação]

Mas analisando o conjunto da obra, não tem como não considerar o Honda HR-V um dos melhores SUVs para quem está buscando um carro usado. Agora, é com você escolher a versão ideal para o seu bolso e suas necessidades. Abaixo detalhamos tudo que você precisa saber sobre cada uma das versões da segunda geração: desempenho, consumo, espaço, itens de série e preço. 

Honda HR-V LX  

Honda-HR-V-LX manual [divulgação]
Honda-HR-V-LX manual [divulgação]

HR-V LX 1.8 Flexone MT 2016: R$ 79.982 
HR-V LX 1.8 Flexone MT 2017: R$ 82.703 
HR-V LX 1.8 Flexone MT 2018: R$ 86.455 
HR-V LX 1.8 Flexone AT 2016: R$ 80.273 
HR-V LX 1.8 Flexone AT 2017: R$ 83.036 
HR-V LX 1.8 Flexone AT 2018: R$ 87.968 
HR-V LX 1.8 Flexone AT 2019: R$ 99.240 
HR-V LX 1.8 Flexone AT 2020: R$ 102.341 
HR-V LX 1.8 Flexone AT 2021: R$ 108.438 
 
Desempenho LX MT: 1.8 aspirado de 140/139 cv de potência e 17,4/17,3 kgfm de torque / 0 a 100 km/h em 10,8 segundos / Velocidade máxima: 175 km/h  

Desempenho LX AT: 1.8 aspirado de 140/139 cv de potência e 17,4/17,3 kgfm de torque / 0 a 100 km/h em 11,2 segundos / Velocidade máxima: 175 km/h 

Consumo LX MT 2016 a 2018: 6,7 km/l na cidade e 8,6 km/l na estrada com etanol / 10 km/l na cidade e 12,5 km/l na estrada com gasolina 

Consumo LX AT 2016 a 2018: 6,7 km/l na cidade e 8,6 km/l na estrada com etanol / 10 km/l na cidade e 12,5 km/l na estrada com gasolina 

Consumo LX AT 2019 a 2021: 7,1 km/l na cidade e 8,5 km/l na estrada com etanol / 10,5 km/l na cidade e 12,1 km/l na estrada com gasolina 

Dimensões LX, EX e EXL 2016 a 2018: 4.294 metros de comprimento, 2.610 m de entre-eixos, 1.586 m de altura, 1.772 m de largura e 437 litros de porta-malas 

Dimensões LX, EX e EXL 2019 a 2021: 4.329 metros de comprimento, 2.610 m de entre-eixos, 1.586 m de altura, 1.772 m de largura e 437 litros de porta-malas 

Principais equipamentos LX 2016 a 2018: airbags frontais, controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, ar-condicionado, direção assistida, ajuste do volante em altura e profundidade, apoio de braço para motorista, vidros elétricos, freio de estacionamento elétrico, Auto Hold e rádio. 

Principais equipamentos LX 2016 e 2018: airbags frontais, câmera de ré, controle de estabilidade e tração, faróis de neblina, ar-condicionado, direção assistida, ajuste de altura e velocidade do volante, rodas de liga leve, freio de estacionamento elétrico, Auto Hold, rádio e volante multifuncional.  

Principais equipamentos LX 2019 a 2021: faróis com refletores duplos, faróis de neblina, luzes de condução diurna, controle de velocidade automático e rodas de liga leve. 

Honda HR-V EX 

Imagem mostra Honda HR-V usado de frente
Honda HR-V – Segunda geração [divulgação]

HR-V EX 1.8 Flexone AT 2016: R$ 82.409 

HR-V EX 1.8 Flexone AT 2017: R$ 86.727 

HR-V EX 1.8 Flexone AT 2018: R$ 90.897 

HR-V EX 1.8 Flexone AT 2019: R$ 101.036 

HR-V EX 1.8 Flexone AT 2020: R$ 106.047 

HR-V EX 1.8 Flexone AT 2021: R$ 114.562 

Consumo EX 2016 e 2017: 7,1 km/l na cidade e 8,5 km/l na estrada com etanol / 10,5 km/l na cidade e 12,1 km/l na estrada com gasolina 

Consumo EX 2018 a 2021: 7,7 km/l na cidade e 8,6 km/l na estrada com etanol / 11 km/l na cidade e 12,3 km/l na estrada com gasolina 

Dimensões LX, EX e EXL 2016 a 2018: 4.294 metros de comprimento, 2.610 m de entre-eixos, 1.586 m de altura, 1.772 m de largura e 437 litros de porta-malas 

Dimensões LX, EX e EXL 2019 a 2021: 4.329 metros de comprimento, 2.610 m de entre-eixos, 1.586 m de altura, 1.772 m de largura e 437 litros de porta-malas 

Principais equipamentos EX 2018 e 2019: adicionou airbags laterais, luz de condução diurna e faróis com refletores duplos. 

Principais equipamentos EX 2020: adicionou sensores de estacionamento traseiro e espelhamento da tela do celular.  

Principais equipamentos EX 2021: adicionou airbags de cortina, faróis com regulagem de altura, retrovisores rebatíveis eletronicamente, faróis com acendimento automático. 

Honda HR-V EXL 

Honda HR-V EXL 2021 [divulgação]
Honda HR-V EXL 2021 [divulgação]

HR-V EXL 1.8 Flexone AT 2016: R$ 83.832 
HR-V EXL 1.8 Flexone AT 2017: R$ 90.345 
HR-V EXL 1.8 Flexone AT 2018: R$ 94.550 
HR-V EXL 1.8 Flexone AT 2019: R$ 105.211 
HR-V EXL 1.8 Flexone AT 2020: R$ 111.774 
HR-V EXL 1.8 Flexone AT 2021: R$ 118.902 

Consumo EXL 2016 e 2017: 7,1 km/l na cidade e 8,5 km/l na estrada com etanol / 10,5 km/l na cidade e 12,1 km/l na estrada com gasolina 

Consumo EXL 2018 a 2020: 7,7 km/l na cidade e 8,6 km/l na estrada com etanol / 11 km/l na cidade e 12,3 km/l na estrada com gasolina 

Dimensões LX, EX e EXL 2016 a 2018: 4.294 metros de comprimento, 2.610 m de entre-eixos, 1.586 m de altura, 1.772 m de largura e 437 litros de porta-malas 

Dimensões LX, EX e EXL 2019 a 2021: 4.329 metros de comprimento, 2.610 m de entre-eixos, 1.586 m de altura, 1.772 m de largura e 437 litros de porta-malas 

Principais equipamentos EXL 2016 a 2018: airbags frontais e laterais, câmera de ré, controle de estabilidade e tração, faróis de neblina, ar-condicionado automático, direção assistida, ajuste elétrico dos retrovisores, rodas de liga leve, bancos revestidos em couro, freios de estacionamento elétrico, Auto Hold, multimídia com espelhamento. 

Principais equipamentos EXL 2019:  adicionou airbags de cortina, faróis com refletores duplos, luz de condução diurna e faróis com acendimento automático. 

Principais equipamentos EXL 2020: adicionou sensores de estacionamento dianteiro e traseiro. 

Principais equipamentos EXL 2021: adicionou faróis de LED, faróis com regulagem de altura, retrovisor interno fotocrômico e limpador de para-brisa automático. 

Honda HR-V Touring
Imagem mostra Honda Honda HR-V usado - 2019 Touring
Honda HR-V Touring 2019 (divulgação)

HR-V Touring 1.8 Flexone AT 2017: R$ 92.659 

HR-V Touring 1.8 Flexone AT 2018: R$ 98.014 

HR-V Touring 1.5 turbo gasolina AT 2020: R$ 126.742 

HR-V Touring 1.5 turbo gasolina AT 2021: R$ 139.182 

Desempenho Touring 1.8 AT 2017 e 2018: 1.8 aspirado de 140/139 cv de potência e 17,4/17,3 kgfm de torque / 0 a 100 km/h em 11,2 segundos / Velocidade máxima: 175 km/h 

Desempenho Touring 1.5 turbo AT 2020 e 2021: 1.5 turbo aspirado de 173 cv de potência e 22,4 kgfm de torque / 0 a 100 km/h em 8,9 segundos / Velocidade máxima: 200 km/h 

Consumo 1.5 Touring 2017: 7,1 km/l na cidade e 8,5 km/l na estrada com etanol / 10,5 km/l na cidade e 12,1 km/l na estrada com gasolina 

Consumo 1.5 Touring 2018: 7,7 km/l na cidade e 8,6 km/l na estrada com etanol / 10,5 km/l na cidade e 12,1 km/l na estrada com gasolina 

Consumo 1.5 Touring 2020 e 2021: 11,4 km/l na cidade e 12,6 km/l na estrada com gasolina 

Dimensões Touring 2017 e 2018: 4.294 metros de comprimento, 2.610 m de entre-eixos, 1.586 m de altura, 1.772 m de largura e 437 litros de porta-malas 

Dimensões Touring 2019 a 2021: 4.329 metros de comprimento, 2.610 m de entre-eixos, 1.650 m de altura, 1.772 m de largura e 393 litros de porta-malas 

Principais equipamentos Touring 2018 e 2019: airbags frontais, laterais e de cortina, sensores de estacionamento traseiro, ar-condicionado automático, controle automático de velocidade, vidros automáticos, retrovisor interno fotocrômico, rodas de liga leve, faróis com acendimento automático, freio de estacionamento elétrico, Auto Hold, multimídia e câmera de ré.  

Principais equipamentos Touring 2020 e 2021: adicionou sensores de estacionamento dianteiro, vetorização de torque, alerta de ponto cego, teto solar panorâmico e chave presencial.  

Qual versão do Honda HR-V é sua preferida? Conte para nós nos comentários.