O Ford Territory está presente no Brasil desde agosto de 2020, e mesmo assim muita gente sequer o conhece. Considerando o desconto acima de 20 mil reais oferecido pela marca e um substituto já rodando em testes no país, o SUV pode estar chegando ao seu fim.
Desde que a Ford deixou de fabricar modelos no Brasil, suas vendas despencaram fortemente. Isso porque agora a montadora de origem americana só tem modelos caros e importados, como é o caso do SUV médio Territory.
Embora chame atenção pelo visual e bom acabamento, o modelo tem projeto totalmente chinês, que inclusive é fruto do JMC Yusheng S330. Acontece que a Ford basicamente trocou os logotipos e alterou um pouco o design, mas nunca obteve sucesso com suas vendas aqui no mercado brasileiro e nem na terra de origem.
Encalhado nas concessionárias
Ele ainda nem apareceu na lista de emplacamentos divulgada pela Fenabrave em 2023. Já em 2022 inteiro foram vendidas somente 978 unidades. Em 2021 o número foi um pouco melhor, chegando aos 2.231 exemplares. Porém, mesmo considerando todo o período desde o lançamento, temos só 4.767 unidades emplacadas ao todo.
Essa é a quantidade que o líder da categoria, Jeep Compass, costuma vender a cada mês. Só nos dois primeiros meses de 2023 (março ainda não terminou) ele conseguiu 8.569 vendas, bem mais que as do Territory em toda sua existência no Brasil.
Basta ir em qualquer concessionária da Ford para perceber que unidades importadas da China não faltam. Afinal, o showroom geralmente contempla vários exemplares do Territory, que ficam muito tempo penando para serem vendidos.
Vai sair de linha?
Para queimar o estoque do modelo a montadora está oferecendo o Territory com um belo desconto de R$ 20.390. Com isso a versão única Titanium 1.5 EcoBoost CVT vai para R$ 199.000, contra os R$ 219.390 cobrados normalmente.
Além disso, flagras de 2022 já mostraram que a Ford está testando no Brasil o Equator Sport, que deverá ser o sucessor do antigo Territory em terras brasileiras. O SUV também corre risco de sair de linha na China, onde as unidades vendidas por aqui são fabricadas.
Inicialmente vendido em duas versões de acabamento, o carro da Ford perdeu a versão de entrada SEL menos de um ano após o lançamento. Prova do mal desempenho do Territory em vendas no território brasileiro.
>> Ford mata Territory e lança Equator Sport por R$ 152 mil no México
>> Inédito Ford Equator Sport é o possível substituto do Territory
>> Ford vai matar o Territory no Brasil e trazer novo Equator Sport