Antes da pandemia, os irmãos Ford Ka e Ka Sedan eram frequentadores assíduos das posições mais altas nos rankings em suas respectivas categorias. O hatch, inclusive, alternava com o Hyundai HB20 a segunda posição de carro mais vendido do Brasil. Não mais: os compactos da Ford têm perdido força e ambos estão caindo de posição.
Enquanto o Ka hatch já está fora do top 10 de carros mais vendidos do Brasil, seu irmão sedã luta para manter posições altas na sua categoria. Antigamente ele ficava à frente do Volkswagen Virtus com facilidade, algo que não acontece mais desde pouco antes da metade do ano.
Em julho, o Ka Sedan estava em terceiro lugar no ranking, segundo dados fornecidos pela Fenabrave, caindo para quinta posição em agosto. O tombo só não foi maior pois o Toyota Yaris Sedan e o Fiat Cronos, respectivamente sexto e quarto sedã compacto mais vendido do Brasil, estavam a mais de 500 unidades longe do Ka Sedan.
Enquanto uma luz amarela acende na Ford, a Chevrolet e a Volkswagen só tem a comemorar. O Onix Plus se mantém líder da categoria e teve crescimento em relação ao mês passado. Por pouco não bateu 6 mil unidades vendidas e recuperou seu volume de vendas dos tempos pré-coronavírus.
Já a Volkswagen fez uma inédita dobradinha de Virtus e Voyage dentro do pódio. Nem mesmo se as vendas dos irmãos fossem somadas, eles bateriam o que o Onix Plus (com ajuda do Joy Plus) conseguiu em agosto. Ainda assim, é um resultado bastante positivo para a marca alemã.
Em virtude da mudança de nome e da readequação de posições, o Nissan Versa perdeu algumas colocações no ranking. Durante o mês de agosto, foram emplacados 480 Versa e 15 V-Drive, que são exatamente o mesmo carro, mudando apenas o nome. Provavelmente as primeiras unidades do V-Drive são de test-drive de concessionária e frota de imprensa.
Sedãs compactos mais vendidos de agosto
- Chevrolet Onix Plus – 5.974 unidades
- Volkswagen Virtus – 3.240 unidades
- Volkswagen Voyage – 2.455 unidades
- Hyundai HB20S – 2.259 unidades
- Ford Ka Sedan – 1.947 unidades
- Toyota Yaris Sedan – 1.435 unidades
- Fiat Cronos – 1.289 unidades
- Fiat Siena – 791 unidades
- Honda City – 597 unidades
- Nissan Versa e V-Drive – 495 unidades
>>Mais Ford Ranger serão produzidas para atender alta demanda no Brasil
>>Nissan V-Drive 1.0 de R$ 57.990 só poderá ser comprado pela internet
>>Polo e Virtus 2021 ganham rodas 18″ na versão GTS e mais itens de série