
O Ford Fusion se aposentou oficialmente. Sedã grande de sucesso da Ford teve sua produção encerrada oficialmente em 31 de julho no México e as unidades à venda ainda na América do Norte são resultantes de resto de estoque. Aqui no Brasil, a Ford já havia descontinuado o Fusion meses antes.
Lançado originalmente em 2006, o Ford Fusion teve duas gerações, sendo que a última encarnação foi lançada em 2013 e reestilizada três vezes até hoje. A primeira geração foi a mais bem sucedida no Brasil, com seu design tipicamente americano, linhas retas e muito cromado.
Prova disso é que ele reavivou o segmento de sedãs grandes por aqui, até então explorado somente pelas montadoras japonesas sem muito alarde. Nos Estados Unidos foi a segunda geração do Fusion a mais bem sucedida, com 306.860 unidades comercializadas em 2014, seu melhor ano.
A aposentadoria do Fusion não se deve somente às vendas em queda constante, mas longe de serem ruins. Se deve à nova visão da Ford em privilegiar SUVs e picapes em todos os mercados em que atua – posição que ameaça o futuro do Ka e do Ka Sedan no Brasil.
É esperado que Ford traga o Bronco Sport para o Brasil, complementando junto ao Territory e ao Escape Hybrid a linha de SUVs que tomará o lugar do Fusion, tanto em preço quanto em posicionamento de mercado.
>>Ford Bronco picape pode ficar pronta antes para brigar com Jeep Gladiator
>>Ford Bronco já tem 230 mil reservas feitas em duas semanas
>>Projeção: Ford Maverick 2021 será a tão desejada rival da Fiat Toro