A Ford comemorou ontem uma marca importante com a Ranger. A picape alcançou o número de 1.000.000 de unidades feitas em General Pacheco, na Argentina. Feita por lá desde 1996, a Ranger está atualmente em sua segunda geração. Veículo mais produzido na unidade, está prestes a receber uma terceira e completamente nova geração no ano que vem.
Para receber a nova geração, foi investido um montante de US$ 580 milhões para reformulação da linha de produção e da fábrica. Essa renovação envolve tecnologias de ponta, ciência de dados, processos de manufatura 4.0 e sistemas avançados aplicados à eficiência, qualidade e sustentabilidade.
“Agradeço e parabenizo especialmente todos os colaboradores da Ford Argentina e América do Sul, e nossa extensa cadeia de valor por atingir esta marca histórica de 1 milhão de Rangers produzidos em nossa fábrica de Pacheco. A qualidade deste produto é fruto do trabalho e dedicação de todos eles”, disse Martín Galdeano, Presidente e CEO da Ford Argentina.
No evento, também esteve presente Elena Ford, diretora executiva de experiência do cliente da Ford Motor Company e bisneta de Henry Ford, Daniel Justo, presidente da Ford América do Sul e demais executivos. “É uma honra estar na Argentina enquanto celebramos este importante marco para a Ranger e a transformação da fábrica de Pacheco”, disse Elena.
Curiosamente, General Pacheco é a única fábrica da marca do oval azul que resistiu na América do Sul depois de fechar São Bernardo do Campo (SP), Camaçari (BA), Taubaté (SP) e a fábrica da Troller em Horizonte (CE). Além de Pacheco, a Ford continuou com o Campo de Provas de Tatuí (SP) e o Centro de Desenvolvimento de Camaçari, próximo da antiga unidade fabril baiana.
Um breve histórico
A produção da Ranger na Argentina pôs um fim a importação da picape para a região. A picape vinha antes de Dearborn, Michigan, Estados Unidos. O modelo importado durou pouco tempo, visto que tinha sido lançada aqui em 1995, praticamente junto com a sua maior concorrente, a Chevrolet S10. Na época, a picape da Ford vinha com cabine simples e estendida, enquanto a cabine dupla apareceu apenas em 1998, com a primeira mudança visual. Reestilizações vieram ainda em 2004 e 2009. A nova geração (e atual) foi lançada em 2012 e foi reestilizada em 2016 e 2019.
>>Ford vai matar o Fiesta de vez em 2023
>>Ford anuncia novo Mustang para o Brasil, mas é o SUV elétrico