Recentemente a Ford lançou a Maverick Hybrid no Brasil para tentar aumentar as vendas da caminhonete no nosso país. Só que, lá nos EUA, ela vende mais que pão quente. Em níveis tão altos, que a própria marca admite que não dá conta da produção e que subestimou o potencial de sucesso da rival da Ram Rampage.
Durante a reunião anual de acionistas, divulgada no Ford Authority, o CEO da marca do oval azul, Jim Farely, admitiu que há uma grande demanda pela picape e que a Ford não consegue dar conta. A produção passará por uma ampliação forte em julho com a abertura de um novo turno e a contratação de 1.100 novos trabalhadores diretos e 5.000 indiretos.
“Isso vai ajudar. Mas infelizmente subestimamos a demanda pela Maverick. Por isso, não estou confiante de que, mesmo com o aumento de capacidade, consigamos ter um monte de Maverick disponível para todo mundo”, admite Farley. Apesar de ser um problema, é o tipo de dor de cabeça que toda marca gostaria de ter.
“O aumento de capacidade vai nos ajudar, mas claramente esse caro atingiu uma aceitação muito positiva, especialmente com consumidores americanos. Estamos fazendo tudo que podemos para aumentar a produção, especialmente conversando com os nossos fornecedores”.
Atingindo a meta
A fábrica de Hermosillo, no México, hoje tem capacidade para produzir 80 mil unidades de Maverick e Bronco Sport por ano. Contudo, o aumento de capacidade feito por conta das contratações e abertura de novo turno fará com que o volume dobre. Contudo, especialistas apontam que facilmente só a Maverick venderia 80 mil unidades por ano e só no EUA.
Para se ter uma noção do volume da picape, ela vendeu 7.143 unidades em março, mas saltou para 9.649 unidades em abril. O volume só não foi maior porque não há unidades suficientes para encher o pátio. “Nós temos estoque para dez dias. Você pode achar uma Maverick. Mas é difícil”, admite o CEO da Ford.
Enquanto isso no Brasil, as vendas ainda são fracas. A marca espera dobrar o volume de emplacamentos por conta da versão Hybrid que, vale lembrar, torna a Maverick a única caminhonete híbrida do país. Tanto o modelo 2.0 turbo quanto a híbrida são vendidas a R$ 244.890.
Segundo dados fornecidos pela Fenabrave, até maio, a picape vendeu 558 unidades no Brasil. Uma pequena fração do que ela consegue nos EUA. Isso explica também o fato de que temos poucas versões da Maverick por aqui e a ausência de alguns itens de tecnologia tão importantes. Afinal, tudo que é feito, os EUA absorvem e restam poucas para nós.
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