Vendas e Preços

Fiat, Toyota e Chevrolet foram as que mais faturaram em 2022

Ainda que a Fiat tenha sido a marca que mais vendeu e faturou em 2022, a Toyota se tornou a segunda com maior faturamento no ano que se foi

Fiat Fastback Impetus [Auto+ / João Brigato
Fiat Fastback Impetus [Auto+ / João Brigato

Nem sempre quem vende mais, lucra mais. Prova disso é que um estudo feito pela Jato revelou que as marcas que mais faturaram no Brasil em 2022, não necessariamente são as mais vendidas. Fiat, Toyota, Chevrolet e Volkswagen lideram a lista das marcas que mais ganharam dinheiro no ano que se foi.

O estudo feito pela Jato revela o faturamento estimado das marcas baseado no preço médio de seus carros e na quantidade de unidades vendidas ao longo do ano passado. A lucratividade, que consideraria também todo o custo operacional da fabricante, não foi levantada no estudo.

A lucratividade alta da Fiat veio diretamente do alto volume que a marca conseguiu no país. Ela foi a mais vendida em 2022 com 429.591 carros comercializados, o que deu um valor médio de R$ 105.499 por carro. Como a Fiat aposta bastante em carros populares com Mobi, Cronos e Argo, o grosso de sua produção está abaixo dos R$ 100 mil. 

Toyota Yaris XS [Auto+ / João Brigato]
Toyota Yaris XS [Auto+ / João Brigato]
Ainda assim, a marca tem Strada e Toro com altíssimos volumes de venda e ambos os modelos estão acima de R$ 100 mil. Pulse e Fastback serão os carro que ajudarão a Fiat a subir seu valor médio em 2023. Prova da necessidade disso é que o valor médio mais alto que fez com que a Toyota ficasse em segundo lugar no ranking de faturamento.

A marca japonesa tem uma média de valor de R$ 204.072 por carro vendido, mesmo tendo diversos modelos abaixo dessa faixa de preço. As vendas altas da Hilux e de versões mais caras de Corolla e Corolla Cross fizeram o valor médio dos Toyota subir e colocar a marca em segundo lugar no faturamento, ainda que tenha sido a quarta mais vendida de 2022.

carros
Chevrolet Tracker Premier 1.2 [Auto+ / João Brigato]
A Chevrolet foi outra que apostou em volume: com média de preço de R$ 129.567 por carro vendido, a marca americana teve faturamento estimado pela Jato de R$ 37,7 bilhões. A marca vendeu 291.036 unidades no ano passado, com a imensa maioria desse número representada por Onix, Onix Plus e Tracker.

Menos é mais?

Uma marca que surpreendeu foi a Ford. Com lucro estimando de R$ 5,4 bilhões, a marca vendeu apenas 19.840 carro no Brasil, sendo a 14ª mais comercializada do país. A Mitsubishi, que ficou uma posição acima nas vendas, comercializou 22.580 carros, depois a Citroën com 32.048 unidades.

Ford Maverick Lariat FX4 [Auto+ / João Brigato]
Ford Maverick Lariat FX4 [Auto+ / João Brigato]
Só que no faturamento, temos a Ford com R$ 5,4 bilhões conta R$ 6 bilhões da Mitsubishi e R$ 3,7 bilhões da Citroën. Isso se deu por conta do valor médio dos carros da marca do oval azul: R$ 272.177. É a marca generalista com valor médio mais alto do Brasil – acima dela, só Mercedes-Benz, BMW, Volvo, Audi, Land Rover e Porsche. 

A Mitsubishi vem logo em seguida com R$ 265.722 de média por carro vendido. Já a Citroën fica lá em baixo, com média de R$ 115.452. Esse valor deve diminuir neste ano por conta do C3, um dos carros mais baratos do país e que tem volume de vendas bem mais alto que o Cactus.

Mitsubishi L200 Triton Sport HPE-S [Auto+ / João Brigato]
Mitsubishi L200 Triton Sport HPE-S [Auto+ / João Brigato]

Marcas com maior faturamento estimado em 2022

1. Fiat – R$ 45,3 bilhões
2. Toyota – R$ 39 bilhões
3. Chevrolet – R$ 37,7 bilhões
4. Volkswagen – R$ 31,4 bilhões
5. Jeep – R$ 26,6 bilhões
6. Hyundai – R$ 19,7 bilhões
7. Renault – R$ 12,5 bilhões
8. Nissan – R$ 8,2 bilhões
9. Honda – R$ 7,5 bilhões
10. CAOA Chery – R$ 6,2 bilhões

>>Cinco versões alternativas de carros vendidos no Brasil

>>Fiat Fastback Impetus vs VW Nivus Highline | Comparativo

>>Caminhonete elétrica da Chevrolet parece com picape Corsa, aponta site