Para muitos não faz sentido que a Fiat do Brasil tenha total autonomia em relação à matriz italiana. Afinal, temos somente 500 e Ducato como únicos carros compartilhados entre as duas regiões. Só que o volume de vendas obtido pela marca italiana aqui justifica tudo. Afinal, em 2022, a fabricante de Toro, Pulse e Argo foi a marca mais vendida da Stellantis por causa do Brasil.
Hoje o grupo Stellantis possui 14 marcas com Abarth, Alfa Romeo, Chrysler, Citroën, Dodge, DS, Fiat, Jeep, Lancia, Maserati, Opel, Peugeot, RAM e Vauxhall. Em 2022, a mais vendida de todas foi a Fiat com 1,2 milhão de unidades vendidas. Contudo, desse número, 430.202 unidades foram comercializadas só no Brasil.
Ou seja, 35,9% das vendas globais da Fiat foram feitas no Brasil, revelando o quão importante nosso país é para a marca italiana. Para agravar a situação, a Strada representa 10% das vendas globais da Fiat considerando suas vendas somente na nossa terra. A Stellantis não revelou qual foi o carro mais vendido da marca italiana globalmente, contudo.
O mais interessante do desempenho da Fiat dentro do grupo é que ela foi a marca mais vendida do Brasil, Turquia e Itália. Além disso, na Europa, o segmento de carros subcompactos foi dominado por Panda e 500 com 43,8% de participação de mercado quando somados os dois modelos.
Ranking brasileiro
Em segundo lugar no grupo globalmente, temos a Peugeot com 1.056.182 unidades vendidas em 2022. No Brasil, a segunda marca mais vendida da Stellantis foi a Jeep com 137.540 unidades, segundo dados da Fenabrave. Depois temos Peugeot com 41.767 unidades, Citroën com 32.121 unidades e RAM vendendo 5.053 caminhonetes.
>>Cronos Drive 1.0 é mais que um bom carro de Uber | Avaliação
>>Fastback Impetus prova que menos é mais | Avaliação
>>Stellantis quer produzir carros híbridos a etanol no Brasil