Vendas e Preços

Fiat Scudo faz Peugeot Expert despencar nas vendas

No fim das contas, o dinheiro vai todo para o cofre da Stellantis, mas a Fiat é a que se deu melhor entre os modelos comerciais

Peugeot Expert e Fiat Scudo [divulgação
Peugeot Expert e Fiat Scudo [divulgação

Já faz um certo tempo que os primos Peugeot Expert e Citroën Jumpy assumiram o lugar da saudosa Fiat Kombi como van comercial de porte médio no Brasil. Só que a chegada do Fiat Scudo mexeu bastante com as coisas. No final do dia, são três modelos da Stellantis, mas a Peugeot foi a mais prejudicada com essa história.

O lançamento do Fiat Scudo ocorreu em junho de 2022 e, até então, o Peugeot Expert era o mais vendido do segmento. Em raros momentos, o Citroën Jumpy o superava, mas a maior parte do tempo, era o furgão do leão o líder. Em julho, primeiro mês cheio de vendas do Fiat, ele vendeu 60 unidades, Expert emplacou 225 unidades e Jumpy ficou com 165 unidades.

 

Começo da ladeira

Em agosto, o Peugeot seguiu à frente com 386 unidades vendidas, enquanto o Citroën subiu para 299 unidades e o Fiat ainda estava tímido com 71 unidades. O jogo começou a virar em setembro, quando o Fiat Scudo passou o Citroën Jumpy e o Peugeot Expert desceu nas vendas. Foi o mês em que os três ficaram mais próximos em número de emplacamentos.

Fiat Scudo Cargo [divulgação]
Fiat Scudo Cargo [divulgação]
Segundo a Fenabrave, foram 259 unidades vendidas do Fiat contra 255 unidades do Citroën e 298 do Peugeot. Outubro foi o último mês de liderança do Expert, para depois descer ladeira abaixo. Ele vendeu 314 unidades contra 129 unidades do Jumpy e 220 unidades do Scudo. Já ficava claro o avanço do Fiat. 

Em novembro do ano passado, o trio ficou próximo novamente, mas o Fiat se tornou líder pela primeira vez. Foram 175 unidades para ele contra 167 unidades do Citroën e 155 unidades do Peugeot. Sua liderança se consagrou a partir daí, vendendo menos que o Citroën Jumpy só em fevereiro por apenas quatro unidades.

Peugeot Expert [divulgação]
Peugeot Expert [divulgação]

Andares diferentes

Só que o notável é que, de setembro de 2022 a abril deste ano, o Fiat Scudo vendeu menos de 200 unidades só em novembro. Já o Peugeot Expert nunca mais atingiu esse volume de vendas, ficando no máximo com 184 unidades emplacadas (em dezembro). Já o Jumpy, neste período, só teve três meses acima de 200 unidades comercializadas.

Em abril, ficou mais clara a diferença. Foram 307 unidades vendidas de Fiat Scudo, o dobro das 168 unidades do Citroën Jumpy e o quatro vezes mais que os 76 Peugeot Expert emplacados. No final das contas, ficou claro que, por conta da rede de concessionárias maior, o Scudo levou a vantagem, mesmo tendo se consagrado como Peugeot e Citroën.

Citroën Jumpy [divulgação]
Por isso que a Stellantis decidiu vender a Landtrek como Fiat. Até porque, um produto que há tempos era vendido como Peugeot e Citroën conseguiu subir (e muito) nas vendas só por usar o escudo da Fiat. No segmento de picapes, mais exigente que o de vans comerciais, o efeito italiano será ainda mais forte do que se o grupo decidisse a vender como Peugeot. 

>>Fiat Scudo 2024 ganha nova cor e mais versatilidade

>>Exclusivo: RAM Landtrek está fora de cogitação para o Brasil

>>Citroën C3 Aircross brasileiro é melhor que o europeu?