O Fiat Cronos vive um verdadeiro paradoxo no mercado brasileiro. Aqui é praticamente obrigatório que um sedã compacto tenha câmbio automático. Se não o tiver, é fracasso certeira. O Cronos já teve, o perdeu, mas desde que isso aconteceu as vendas subiram e muito. Vai entender…
Prova disso é que em junho o sedã compacto da Fiat dobrou seu volume de vendas em relação a junho, segundo a Fenabrave, e atropelou Chevrolet Onix Plus, Hyundai HB20S e Volkswagen Voyage que vinham forte no mercado. Três fatores explicam o crescimento do Cronos: morte do Siena, aumento de produção na Argentina e vendas fortes para locadoras.
Esse último território é a base que faz o Volkswagen Voyage vender bem mesmo só com versão 1.0 e já foi dominado pelo Chevrolet Onix Plus. Só que o modelo da GM sofreu com a crise dos semicondutores e está até agora tentando atender à forte demanda que tem dos consumidores que compraram nas concessionárias.
A decolada de foguete do Fiat Cronos fez com que ele roubasse do Hyundai HB20S o posto de segundo sedã compacto mais vendido do Brasil. O primeiro ainda segue com o Onix Plus com vantagem de 10 mil unidades frente ao rival da Stellantis. Essa é uma oportunidade para a Fiat, visto que o novo HB20S está vindo e o atual está com produção suspensa.
O top 5 é fechado pelo Honda City bem próximo ao HB20S. Já o segundo pelotão é liderado pelo Toyota Yaris Sedã vendendo metade do City. Ele é o último da lista acima das mil unidades, já que Renault Logan, Volkswagen Virtus e Nissan Versa amargam vendas muito mais baixas que suas médias no ano passado. Fiat Siena fecha o top 10, apesar de aposentado.
Sedãs mais vendidos de junho
- Fiat Cronos – 6.047 unidades
- Chevrolet Onix Plus – 3.874 unidades
- Volkswagen Voyage – 3.603 unidades
- Hyundai HB20S – 2.499 unidades
- Honda City – 2.431 unidades
- Toyota Yaris Sedã – 1.276 unidades
- Renault Logan – 895 unidades
- Volkswagen Virtus – 415 unidades
- Nissan Versa – 364 unidades
- Fiat Siena – 83 unidades
>>Hyundai HB20 2023 apara as arestas e perde cara de bagre | Impressões
>>Honda City realmente substitui o Civic para muita gente | Avaliação
>>Fiat Cronos 1.8 é aposentado definitivamente em prol do 1.3 CVT