![Tesla Model 3 [divulgação] Tesla Model 3 [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2020/11/tesla_model_3_49_edited-990x556.jpg)
A vida dos carros elétricos não está nada fácil nos últimos tempos. Eles estão lidando com uma forte queda na demanda e até montadoras mexem em seus planos acerca da eletrificação. Agora, um estudo revelou que em cinco anos, esses veículos amigos do meio ambiente perdem até 58,8% do seu valor de quando eram 0km.
Quem fez este estudo foi a equipe do iSeeCars. Eles analisaram cerca de 800 mil veículos movidos a bateria e usados com cerca de cinco anos de fabricação. Eles foram vendidos entre março de 2024 e fevereiro de 2025. Surpreendentemente, a equipe anotou que o modelo que mais perdeu valor em cinco anos de uso foi o SUV Jaguar I-Pace.
Ele perdeu aproximadamente 72,2% do seu valor de quando era 0km. Mas, o I-Pace não está sozinho no quesito alto depreciação dos carros elétricos. Além dele, os primeiros lugares da lista estão repletos de automóveis da Tesla. O Model S perde cerca de 65,2% do seu preço original. Logo em seguida aparece o Model X, com 63,4%.

Híbridos japoneses estão em outra história
Da marca comandada por Elon Musk e que está passando por um momento turbulento, os que menos desvalorizam são o Model Y com perda de 60,4% e o Model 3 com 55,9% de depreciação. No meio dos modelos da Tesla ainda apareceu o SUV Hyundai Kona Electric, que perde 58% do seu preço, de acordo com o estudo.
Aliás, vale reforçar que a média de desvalorização dos carros elétricos em cinco anos tida neste estudo era de 45,6%. Por outro lado, os automóveis híbridos trouxeram surpresas bastante agradáveis, principalmente os japoneses. O modelo que menos perde valor em cinco anos de uso é híbrido o Toyota RAV4 Hybrid. Ele deprecia apenas 31,2%.
![Toyota RAV4 2023 [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2023/01/Toyota-RAV4-2023-3_edited-1200x720.jpg)
Já da Honda, os grandes e sofisticados Accord e CR-V desvalorizam aproximadamente 41%. Mas, a média de desvalorização dos híbridos neste estudo era de 40,7%. Um dos fatores levantados pelos especialistas para o alto índice de depreciação dos carros elétricos tem haver com a infraestrutura ineficiente de carregamento.
No mundo, este tópico ainda é tratado com certa demora e acaba refletindo na forte queda que os modelos elétricos têm sofrido em diversos lugares, como na Europa. No Brasil, segundo a Associação Brasileira dos Veículos Elétricos, ABVE, os dois primeiros meses de 2025 registraram 32.739 vendas de veículos eletrificados e as duas categorias mais vendidas deste segmento foram a de híbridos plug-in com 12.585 unidades.
E explicado pelo G1, os elétricos ficaram em segundo lugar, acumulando 8.192 unidades vendidas somente em 2025.

Mesmo sabendo da desvalorização, você teria um carro elétrico? Prefere os modelos elétricos ou os híbridos? Conte nos comentários