Vendas e Preços

Empresas auxiliam compra de veículos sem sair de casa

Plataformas digitais facilitam a vida de consumidores desde o momento da compra até a entrega

Venda de carros (divulgação)
Venda de carros (divulgação)

O momento atual exige isolamento social por conta do risco de transmissão da Covid-19, que até o momento já matou mais de 50 mil pessoas em todo o mundo. Porém, mesmo com tantas limitações, a circulação se faz necessária, até mesmo para que os armários de casa sejam abastecidos com alimentos e eventuais medicamentos. Por isso, a compra e venda de carros não para. Apesar da queda de 20% nos emplacamentos, março registrou 155 mil vendas de automóveis e comerciais leves. Mas, como essas pessoas estão comprando, já que lojas não receberão estoque no pátio ou sequer têm operação física aberta ao público?

Em muitos casos, com a ajuda da internet! Pesquisas apontam aumento considerável nas compras via sites e/ou aplicativos em diversos segmentos. E, no de carros, não é diferente, afinal, utilizar a rede mundial de computadores como fonte de pesquisa antes de comprar um veículo já é realidade comum para 98% das pessoas, aponta o Google Think Auto 2018.

Um dos maiores sites de compra e venda online de veículos do Brasil realizou levantamento com 991 lojistas anunciantes, onde 79,9% respondeu que conseguiria oferecer um serviço de venda para os compradores sem que eles saiam de casa. Porém, cerca de 58% dos consumidores pesquisados pretendem adiar a compra do veículo por conta da pandemia da Covid-19.

Venda de automóvel (divulgação)

Fique em casa
Na hora de fechar negócio, empresas oferecem serviços para facilitar ainda mais a vida do consumidor. A Digicarro, que existe desde novembro do ano passado, é um exemplo disso, pois permite ao consumidor cotar, comparar e até negociar os melhores preços na compra de um carro zero-quilômetro. A empresa opera apenas com concessionárias autorizadas de fabricantes como Chevrolet, Jeep, Nissan, Volkswagen, entre outras.

Na prática, é como acessar aqueles sites de passagens aéreas, onde você coloca o destino na busca e, na sequência, são exibidos diversos resultados. A diferença é que, aqui, você precisa colocar marca, modelo, versão e cor do carro, e esperar 24 horas para que o retorno com os preços praticados pelas concessionárias chegue em seu e-mail. Nada é cobrado do cliente, nem das revendas.

Venda de carros (divulgação)

Além de não sair de casa, o interessado pode negociar, direto na plataforma, com o vendedor da concessionária em formato chat. “Tecnologias similares já são realidade no exterior e chegam a representar 5% de todas as vendas de carros zero-quilômetro, por exemplo, da Inglaterra. Se a internet já faz parte da vida diária de quase todos, era preciso apenas oferecer um meio para que os usuários também pudessem escolher o seu carro zero digitalmente”, afirma Victor Raful, CEO da Digicarro.

O banco Santander, por sua vez, promete serviço 100% digital, desde a compra até a entrega do veículo. A campanha foi batizada como CarDelivery. Outra empresa que aposta na entrega a domicílio e a Direct Imports. A importadora, com sede em São Paulo, diz que a medida é uma forma de dar mais comodidade ao cliente e cumprir o decreto que recomenda o isolamento social.

Antes do embarque e posteriormente, no retorno, os carros são higienizados com produtos de limpeza específicos reduzindo qualquer risco de contágio por vírus além de germes e bactérias”, explica Daniel Valerio, CEO da Direct Imports. “A crise do coronavírus vai mudar tudo. Entendo que a reabertura do comércio será gradual. Faremos agendamento de visitas, estudando outras formas de atender que sejam mais cômodas para o cliente.”

Dica
Assim como os abraços, que estão barrados até segunda ordem, o cliente também está impossibilitado de fazer test-drive em concessionárias, por isso, uma dica é buscar avaliações e comparativos de veículos em sites especializados e canais do YouTube (o do Auto+, você confere aqui).