Se entre os SUVs as marcas chinesas já mostraram que os híbridos têm força, entre os hatches são os elétricos que começam a incomodar. Prova disso é que os BYD Dolphin e Dolphin Mini já são figuras presentes no ranking dos mais vendidos. O que surpreendeu em agosto, no entanto, foi a virada dos irmãos.
Até então, o acumulado do ano tinha o Dolphin vendendo mais que o Dolphin Mini. Só que, com a diferença pequena entre eles no emplacamento mensal e no acumulado do ano, bastou uma escorregada do irmão maior para que o modelo de entrada assumisse o posto de décimo hatch mais vendido do Brasil no acumulado do ano.
Foram 2.298 unidades para o Dolphin Mini contra apenas 1.056 unidades do Dolphin, o que fez com que o hatch maior da BYD ficasse fora do top 10 de agosto divulgado pela Fenabrave. No acumulado do ano, os irmãos da BYD ainda estão atrás dos franceses Peugeot 208 e Citroën C3, só que a dupla da Stellantis escorregou em agosto.
A média de unidades de cada um gira em torno de 2.400 unidades para o Peugeot e 2.200 unidades para o Citroën. Contudo, ambos ficaram abaixo de 2 mil emplacamentos e foram atropelados não somente pelo BYD Dolphin, mas também pelo Toyota Yaris.
Com força de clientes PF, Renault Kwid e Fiat Mobi ficam isolados na faixa de 4 mil emplacamentos. Já o topo da pirâmide é feito com Fiat Argo e Hyundai HB20 com cerca de 7 mil unidades vendidas em agosto. O Chevrolet Onix atingiu 9.018 unidades, mas ainda está bem longe dos 14.274 emplacamentos do VW Polo.
Hatches mais vendidos do Brasil em agosto de 2024
1. Volkswagen Polo – 14.274 unidades
2. Chevrolet Onix – 9.018 unidades
3. Fiat Argo – 7.768 unidades
4. Hyundai HB20 – 7.103 unidades
5. Fiat Mobi – 4.771 unidades
6. Renault Kwid – 4.622 unidades
7. Toyota Yaris – 2.392 unidades
8. BYD Dolphin Mini – 2.298 unidades
9. Peugeot 208 – 1.914 unidades
10. Citroën C3 – 1.899 unidades
Qual seu hatch preferido? Conte nos comentários.