Enquanto algumas marcas começam a retomar a produção gradativamente no Brasil, outras tem de tirar o pé do acelerador. A Volkswagen é uma dessas, que terá agora a fábrica de Polo, Nivus, Virtus e Saveiro trabalhando em apenas um turno. Além disso, a planta de São Bernardo do Campo (SP) terá suspensão de contrato de 1.500 funcionários.
Segundo o Automotive Business, esses funcionários entrarão em processo de lay-off que poderá durar de dois a cinco meses. Além disso, haverá férias coletivas para outros funcionários, o que colocará a fábrica paulista em regime de trabalho de apenas um turno por dia.
Com isso, a Volkswagen deve priorizar a produção do Nivus em detrimento de Polo, Virtus e Saveiro. Esse movimento já tem sido visto desde que a crise dos semicondutores começou, já que as vendas do SUV se mantiveram estáveis enquanto dos outros compactos caiu expressivamente.
As demais fábricas da Volkswagen seguem operando de maneira regular. Ou seja, a linha de produção do T-Cross em São José dos Pinhais segue com ritmo normal de produção, assim como a fábrica de motores de São Carlos. Além disso, a planta de Taubaté, onde nascem Gol e Voyage, também continua a operar sem problemas.
Vale lembrar que recentemente a Volkswagen tirou a central multimídia da lista de itens de série do Nivus Comfortline por conta da crise dos semicondutores. Além disso, as versões MSI de Polo e Virtus, além da MPI do hatch compacto, também perderam a tela central como item de série. Em todos os casos, porém, há como opcional a central multimídia.
Enquanto a crise dos semicondutores não acabar, algo esperado para o segundo trimestre do ano que vem, o preço dos carros vai aumentar e muitas fábricas ainda vão parar. E esses problemas ocorrerão não somente no Brasil, como em todo o mundo, como já alertou a Renault.
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