Desde que a Toyota lançou o Corolla Cross no Brasil, havia uma estratégia certeira: não mostrar o SUV aos clientes nas concessionárias que entraram interessados no sedã. Essa era uma maneira de proteger as vendas do modelo três volumes, enquanto o SUV capturava outros tipos de clientes. Mas o jogo virou.
Desde que o ano de 2022 começou, o SUV vende mais que o sedã – algo que não ocorreu durante 2021. Em dezembro do ano passado foram 4.922 unidades vendidas do Corolla contra 4.581 unidades do Corolla Cross. Ano novo, vida nova, certo? A virada aconteceu logo em janeiro, onde o sedã foi atropelado pelo SUV.
O rival do Honda Civic estacionou na 20ª posição entre os carros mais vendidos do Brasil com 2.142 unidades vendidas, 4 colocações abaixo da principal dor de cabeça do Jeep Compass, o qual comercializou 2.478 unidades. Já em fevereiro a história se repetiu: 2.729 unidades do Corolla contra 3.732 unidades do Corolla Cross.
Isso resultou em 11º lugar para o SUV no ranking geral e 13º para o sedã. A única diferença é que o Corolla segue como sedã médio mais vendido do país com cerca de 6% de participação em sua categoria. Ele vende mais que todos os rivais somados e é o único que consegue emplacar mais de 500 unidades por mês.
Já o Corolla Cross é hoje o quinto SUV mais vendido do Brasil com 6,8% de participação. Considerando somente os SUVs médios, ele é o segundo mais vendido da categoria, ficando atrás somente do Jeep Compass. No geral, ele ainda vê em sua frente modelos como Volkswagen T-Cross, Hyundai Creta e Jeep Renegade.
Essência partilhada
Vale lembrar que Corolla e Corolla Cross compartilham plataforma, motores, transmissões e boa parte do interior (sendo que a qualidade de montagem do SUV é pior). As versões GLi, XEi, GR-S e Altis Premium do sedã e as XR e XRE do SUV usam motor 2.0 quatro cilindros aspirado de 177 cv e 21,4 kgfm de torque. A transmissão é automática CVT com dez marchas simuladas.
Já as versões XRV e XRX do SUV, além da Altis e Altis Premium do sedã contam com motor 1.8 aspirado ligado a dois elétricos que produzem juntos 123 cv. Nesse conjunto híbrido, os irmãos Corolla trazem transmissão CVT sem marchas simuladas. Como os preços serão alterados pelo novo IPI, a Toyota ainda não divulgou a nova tabela de valores da dupla.
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